Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Promovendo cultura

Finalmente, a “novela” da venda da velha sede do Clube de Natação e Regatas Saldanha da Gama chegou ao fim. O Sistema Fecomercio-ES aceitando as exigências do edital de alienação da Prefeitura de Vitória e a municipalidade, dentro da proposta de aquisição do imóvel, aceitando as exigências do adquirente, fechando o negócio pelo valor de R$ 3.500.000,00 (Três milhões e quinhentos mil reais), com pagamento feito à vista, contra entrega do imóvel livre e desembaraçado de quaisquer ônus, e desocupado. A PMV promete reverter o que vai receber pela venda da sede do Saldanha na reforma do Mercado da Capixaba, um excelente empreendimento para a cidade.

Quando da inauguração do Centro Cultural SESC Glória, o prefeito Luciano Rezende nos procurou, a mim a ao presidente do Sistema Fecomercio-ES, empresário José Lino Sepulcri, para conversar. Do projeto do Centro Cultural SESC Glória, contamos com o apoio do Departamento Nacional do SESC, através do presidente Antonio Oliveira Santos, um dos grandes incentivadores da educação e da cultura deste país. No caso do Saldanha da Gama, não poderíamos mais recorrer a ele, porque seria pedir demais. Não é fácil manter um Centro Cultural do porte do SESC Glória. É preciso ter dinheiro, equilíbrio e não deixar ser levado pela vaidade pessoal e alheia, que quer tudo de graça. Educação, cultura, lazer, custam caro e, se não houver colaboração, participação, vai à falência, como está ocorrendo no país com grandes casas de espetáculo público e privado. Alguns rateiam, capengam e, mal e porcamente saem do papel.

As idéias da aquisição da velha sede do Saldanha da Gama são três: a primeira, apena de ver um impressionante patrimônio, tombado nacionalmente, sendo destruído pela ação do tempo, pela falta de uso. Compraram o imóvel porque compraram, sem que nem por que! Segundo, para ver o imóvel que se destaca na entrada da baia da cidade de Vitória, ombreando-se com o fantástico Penedo, ser restaurado e entregue a um uso nobre. Terceiro, o novo empreendimento será utilizado como Museu da Colonização e da Imigração do Espírito Santo, num projeto todo baseado em produção audiovisuais, e um lugar de grandes reuniões, convenções, conferências e área de recreação para todo conjunto social do Estado.

Os custos da reforma serão avaliados e todo projeto ocupacional será tratado por pessoas especializadas no assunto. Primeiro, a recuperação e, paralelamente os estudos que serão desenvolvidos, como o conhecimento de pessoas e empresas especializadas em projeto audiovisuais de alta qualidade. Quem quiser colaborar será bem-vindo…

A antiga sede do Saldanha da Gama, construída a partir de 1902 está totalmente deteriorada e precisa de um banho de loja para sua arquitetura voltar a brilhar. Vai ser um sucesso. A cidade e sua sociedade vão ganhar.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas