recicla oleoO descarte de óleo de cozinha ainda é um grande problema na maioria das residências e estabelecimentos comerciais. Em alguns municípios, como a Serra, onde desde março de 2018 jogar esse tipo material na rede coletora de esgoto e águas pluviais é passível de multa.

Com o objetivo de ajudar no cumprimento dessa lei, a Serra Ambiental criou o projeto “Recicla óleo”, que vai garantir a instalação de pontos de coleta de óleo em locais estratégicos da cidade. A empresa, que é responsável pelo esgotamento sanitário do município, realiza mais de 1,4 mil desobstruções mensais nas redes de esgoto causado pelo excesso de gordura.

A coordenadora de responsabilidade socioambiental da empresa, Simony Dias, explica como surgiu o projeto e qual o objetivo: “O projeto surgiu em 2018 através de uma parceria público-privada entre a Serra Ambiental e a Cesan, junto com alguns parceiros, com o objetivo de fazer os moradores do município de Serra descartarem seu óleo regularmente e de maneira adequada. A empresa Serra ambiental, que é hoje responsável pelo sistema de esgoto do município, identificou que desde de 2015 se atende muita desobstrução, extravasamento de esgoto em ruas, onde a maior causa é o lançamento de óleo de cozinha na rede de esgoto”.

Além de serem conscientizados sobre como óleo pode ser um vilão ambiental, visto que um litro do material é o suficiente para poluir até um milhão de litros de água, os moradores que fizerem o descarte correto do resíduo irão ganhar um bônus, a cada três litros de óleo depositados nos pontos de coleta adequados, eles irão levar para casa uma unidade de 500 ml de detergente liquido. Os comércios parceiros do projeto receberão um selo verde para ser colocado no seu estabelecimento, confirmando sua prática sustentável.

A assistente social Denizete Lúcia Jesuíno Lima, de 52 anos, que é moradora do bairro Feu rosa, já é participante do projeto e apoia a iniciativa: “o projeto é muito importante, eu já venho lutando há muito tempo pelo meio ambiente e pela nossa comunidade, mas tudo é um trabalho de formiguinha e agora com esse projeto é uma ajuda a mais”

Ela ressalta que o fato de poder ganhar algo em troca do descarte correto do óleo trás o incentivo para que mais pessoas participem do projeto “no momento em que a gente passa pra comunidade que depositando três litros de óleo ela ganha um detergente, aí eles vão se esforçar mais em levar esse produto pra gente. É o nosso esgoto, e daqui há alguns anos vamos ver como que vai mudar”.

Os pontos específicos para o deposito do óleo foram definidos pelas associações de moradores de cada bairro. Estabelecimentos comerciais que descartam um maior volume do resíduo, como bares e restaurantes, contarão com uma logística própria para o recolhimento, por meio da empresa biomarca, especializada na destinação adequada de resíduos.

Confira os locais para entrega do óleo já utilizado:

Associação de Moradores de Barcelona
Av. Teresópolis s/nº, Barcelona, Serra/ES, CEP. 29.166-165

Comitê de Saúde do Idoso de Jacaraípe
Rua Maranhão nº 430, Bairro Estância Monazítica, Serra, ES, CEP. 29175-151

Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras (AMML)
Avenida Copacabana s/nº, Bairro Morada de Laranjeiras, Serra/ES, CEP. 29.166-820

Associação de Moradores Colina de Laranjeiras
Rua Coelho Neto nº 80, Parque Residencial Laranjeiras, Serra/ES, CEP. 29.165-250

Associação de Moradores Balneário de Manguinhos (AMMAN)
Rua 23 de maio s/nº, Manguinhos, Serra/ES, CEP. 29.173-046

EEEFM Jones José Do Nascimento
Rua Distrito Federal, n.03, Central Carapina, Serra/ES, CEP. 29161-567

Associação de Moradores de Feu Rosa
Rua dos Cravos s/nº, Feu Rosa, Serra/ES, CEP. 29.172-120

Por Lizandra Amario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *