Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

Projeto prevê compartilhamento de bikes para servidores da Ales e deputados

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos tempos em que o Espírito Santo e o planeta buscam soluções urgentes para a melhoria da mobilidade urbana, as bicicletas elétricas são, ainda, uma alternativa pouco conhecida de transporte individual. Econômicas e ecologicamente corretas, sem emitir poluentes, também podem ser usadas da maneira tradicional, impulsionadas por pedaladas, tirando o usuário do sedentarismo.

De olho neste cenário e seguindo tendência mundial, o deputado estadual Marcelo Santos teve sua emenda ao Orçamento de 2019 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovada e realocou recursos para que a Casa compre bicicletas elétricas e convencionais.

A proposta apresentada pelo deputado é para que seja implantado um sistema de compartilhamento de bicicletas (bike sharing) que irá disponibilizar os dois tipos de equipamentos, os tradicionais e os elétricos, conhecidos também como ebikes, tanto para servidores como para parlamentares. Essas se diferenciam das tradicionais por possuírem bateria, dando ao ciclista a opção de não precisar pedalar, diminuindo o esforço físico e o cansaço. A economia também será vantagem para o servidor, que não precisará gastar com combustíveis, impostos ou estacionamento.

“O principal benefício da bicicleta elétrica com relação à bicicleta normal é sua praticidade. Ela permite usar um veículo praticamente não poluente para circular pela cidade de forma prática e rápida. Para quem tem limitação física ou não quer chegar suado ao trabalho, a bicicleta elétrica cumpre uma função especial na mobilidade urbana, criando uma independência com relação aos carros e à lotação do transporte público”, avaliou o parlamentar.

Para incentivar um consumo e um pensamento ecossustentável, alinhado a alicerces das smart cities, Marcelo Santos, autor do emenda, diz que espera muito mais que praticidade e economia nos resultados e que torce para que a iniciativa seja exemplo para os mais diversos Órgãos Públicos. “Já foi comprovado que o uso de bicicletas além de ser uma forma de contribuir para um meio ambiente menos poluído, também auxilia na saúde dos usuários, e é isso que nós também queremos. Agora é continuar o trabalho para que em breve o sistema comece a funcionar na Casa”, conta o parlamentar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas