Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Projeto para desenvolver ideias de servidores públicos

Por  Leone Oliveira

O governador Renato Casagrande assinou, na tarde desta quarta-feira (02), o decreto que cria a “Incubadora Pública ES+Criativo”. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão Recursos Humanos (Seger) prevê o acolhimento de ideias – ainda em fase inicial – de servidores para a elaboração de empreendimentos públicos e sociais que tragam benefícios para a população capixaba.
A incubadora vai funcionar em um espaço dentro da própria Seger e as regras específicas para a seleção de ideias serão disciplinadas por meio de editais a serem publicados pela secretaria.
O secretário estadual de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, fez a apresentação do projeto. De acordo com ele, a intenção é promover e fomentar o empreendedorismo na gestão pública, além de desenvolver iniciativas no setor da economia criativa.
“Nossa incubadora receberá projetos e ideia ainda em fase embrionária. A gente acredita que muitas ideias brilhantes morrem por falta de apoio, morrem por falta de capacitação, por falta de estrutura. Nós teremos, em breve, toda essa estrutura física, assessoria de apoio seja jurídico, contábil, econômico, plano de negócios. Os parceiros também contribuirão para esse apoio”, disse Rodnitzky.
O diretor-presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, também participou da solenidade e parabenizou a iniciativa do Governo capixaba. “Criatividade é começo e inovação é fim. A gente não inova sem criatividade e eu vejo que o Estado está preparando esse campo da criatividade para a inovação vir em seguida”, destacou.
Casagrande salientou a intenção da incubadora em explorar a atitude empreendedora dos servidores públicos estaduais e municipais, a fim de torná-la cada vez mais qualificada.
“O pior ambiente é aquele ambiente em que alguém tem uma ideia, mas não encontra nenhum amparo, nenhum apoio, nada que possa alimentar essa boa ideia dele. Essa incubadora ela vai fazer com que haja uma boa gestação das ideias embrionárias para que nós possamos ir alimentando, sustentando, até nascer efetivamente um projeto, uma ação, um programa que possa mudar a realidade das pessoas no serviço e mudar de forma objetiva a vida das pessoas que dependem da administração pública”, afirmou o governador.
Ratos na administração pública
Durante a solenidade de assinatura do decreto para a criação da “Incubadora Pública ES+Criativo”, no início da tarde desta quarta-feira (02), o governador Renato Casagrande (PSB) destacou os pilares da administração pública.
Ele listou como marcas de seu trabalho a frente do Poder Executivo aspectos como o planejamento, a responsabilidade na aplicação dos recursos, o diálogo com a sociedade e o comprometimento com o trabalho.
Outro pilar citado por Casagrande foi a transparência. Ao ressaltar que o Espírito Santo conquistou o título de Estado mais transparente do Brasil, o governador fez ataques aos políticos que se utilizam da posição de gestor público para tirar proveitos.
“A transparência ajuda a controlar desvios. Ela espanta os ratos que querem roer o dinheiro público. Tem um monte rato por aí a fora que querem, na administração pública, uma forma de ganhar dinheiro, aumentar seu patrimônio, de fazer a família viajar de graça. A transparência mata o verme da corrupção”, disparou Casagrande.
A declaração do chefe do Executivo e candidato à reeleição vem dois após o Tribunal de Contas do Estado(TCE-ES) entregar ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) uma lista com o nome de quase 200 gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas pela Corte de Contas.
Antes de citar esse pilar, Casagrande abordou outro ponto de seu mandato: a boa gestão fiscal. Neste momento, o governador informou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, as contas de sua gestão no ano de 2013.
“Mostrando que em uma hora de muita dificuldade, turbulência, de redução de receita pela crise mundial e nacional, as dificuldades com a gente passou no debate com o Congresso Nacional [sobre os royalties e o fim do Fundap] nós estamos ficando firmes de pé com a nossa gestão fiscal”, comemorou o socialista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas