Dólar Em alta
5,254
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,254

Programa Mais Médicos: 66 profissionais começam a atuar no ES

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/02/1_mais_medicos_cariacica___dayana_souza__4_-36620.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5224af2086677', 'cd_midia':36615, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/02/mais_medicos_cariacica___dayana_souza__4_-36615.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '380', 'cd_midia_h': '252', 'align': 'Left'}Nesta segunda (02) os médicos do programa Mais Médicos que trabalharão nos municípios da Grande Vitória. Ao todo, o Espírito Santo recebeu 66 médicos, sendo dois estrangeiros, que começam suas atividades nessa segunda. Eles atuarão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão. O município contemplado com o maior número de profissionais foi o de Serra, com 20 médicos.

Vila Velha receberá oito médicos. As unidades contempladas serão as de Santa Rita, que receberá dois profissionais, Paul Vila Garrido, Dom João, Terra Vermelha, Barramares e Vila Nova, que receberão um profissional cada. Os médicos receberam as boas vindas e orientações de trabalho na última sexta-feira (30).

Em Vitória, 11 profissionais atuarão nas unidades do Bonfim, Bairro da Penha, Consolação, São Cristovão, Alagoano, Grande Vitória, Fonte Grande, Santo André, ilha do Príncipe e Unidade de Saúde de Vitória, que receberá dois médicos. Os profissionais iniciam suas atividades na quarta (04).

Uma solenidade na Secretaria de Saúde de Cariacica na manhã desta segunda (02) marcou o início das atividades dos médicos que trabalharão no município. Os 14 médicos são todos capixabas e trabalharão nas unidades de Nova Canaã, Vila Graúna, Jardim Botânico, Campo Verde, Valparaíso, Oriente, Santa Bárbara, Novo Brasil, Nova Brasília, Rio Marinho, Porto de Santana e Cariacica Sede. As unidades de Porto de Santana e Cariacica Sede receberão dois médicos, as demais receberão um profissional.

Segundo a subsecretária de Saúde de Cariacica, Muriel Carminati, o critério utilizado para selecionar as unidades foi, conforme determina o Governo Federal, proporcionar uma estrutura adequada de trabalho para o profissional. “As duas unidades que receberão dois médicos são as que têm um número maior de atendimento diário. Os profissionais já conheceram a unidade em que vão trabalhar e nesta terça (03) já começarão a atender”, disse.

A médica Patrícia Binda, que é de Vitória e atuará em Cariacica Sede como clínica-geral, contou que sempre quis atuar na Saúde da Família, por isso se inscreveu. “Eu sempre tive interesse em trabalhar com Saúde da Família, ajudar a população dos lugares mais carentes a terem um atendimento digno e saúde de qualidade. E o melhor de tudo é que eu vou poder ajudar as pessoas do meu estado”, contou a médica, que também já trabalhou em saúde pública no município de Baixo Guandu.

Mais de mil profissionais em todo o país

Os profissionais formados no Brasil inscritos no Mais Médicos, começam a atuar em 454 municípios de todo o país. O objetivo do programa é levar médicos para atender a população em unidades básicas de saúde do interior dos estados e em periferias de grandes cidades, onde há carência de profissionais de saúde.

Nesta primeira etapa estão incluídos os 1.096 médicos com diplomas do Brasil. Os 682 estrangeiros ou médicos formados no exterior estão em fase de treinamento e avaliação e devem começar a trabalhar no dia 18 de setembro. Ao todo, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos com diploma do Brasil tiveram prioridade nas vagas. As remanescentes foram oferecidas primeiramente a brasileiros graduados no exterior e em seguida a estrangeiros, que atuarão com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e nas regiões onde serão alocados pelo programa.

Além da contratação de profissionais, o governo federal vai investir, até 2014, R$ 15 bilhões na expansão e na melhoria da rede pública de saúde de todo país. Desse montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para a construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento e 16 mil unidades básicas.

por Jéssica Alves Maciel – [email protected]
com informações da Agência Brasil

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas