cnh-digitalPara muitos motoristas brasileiros, esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa não é mais um problema, mas no Espírito Santo essa é uma realidade apenas para 3,9 mil condutores. O programa ativo desde janeiro deste ano para os capixabas, ainda não alcançou a adesão esperada, realidade comum também no território nacional.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), desde maio de 2017, até o primeiro semestre deste ano, 411.066 CNHs foram emitidas no Espírito Santo, destes, um total de 3.900 condutores registrados no Estado já baixaram a CNH digital até o início de julho. Atualmente há um número total de 1.457.563 condutores habilitados no Estado.

Entre as 27 unidades federativas do País, São Paulo é a que mais emitiu CNHs digitais, com um total de 49.955 unidades. No Estado, a emissão começou em março. Mas, proporcionalmente, São Paulo fica em 21º no quadro nacional, pois a cobertura é de apenas 0,22% do total de motoristas. Os primeiros colocados são os estados de Goiás e Rio Grande do Sul, nos quais, respectivamente, 1,13% e 1,03% das CNHs têm versão digital.

No âmbito nacional, a aceitação do programa também é baixa, apenas 0,36% dos motoristas tem a CNH Digital. Um dos fatores apontados como justificativa para a baixa adesão é o custo desse documento, que costuma ser de R$ 100. Mas no estado esse não é um empecilho, visto que O acesso ao serviço não tem custos e, para solicitá-lo, o condutor precisa apenas ter na sua CNH impressa o QR Code, que consta nas habilitações emitidas pelo órgão a partir de 1º de maio de 2017.

Nas plataformas digitais é frequente também relatos sobre a falta de informação a respeito da necessidade de ter um certificado digital ou de comparecer ao Detran. Há, também, relatos de dificuldades para instalar e manipular o aplicativo.

A versão Digital do documento é reconhecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pode ser aceita como documento oficial também no momento do embarque de voos domésticos. A carteira já é aceita pelas maiores companhias do País, como Latam, Gol, Avianca, Passaredo e Azul.

No Espírito Santo, para obter a CNH Digital, o condutor que já possui a CNH com o QR Code deve primeiramente realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran(www.portalservicos.denatran.serpro.gov.br). Caso as informações estejam incompletas ou desatualizadas no cadastro da habilitação, o condutor deverá enviar um e-mail para cnhdigitales@detran.es.gov.br informando o número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, um endereço de e-mail (os mesmos utilizados no cadastro no portal do Denatran) e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados e enviará um e-mail para que o condutor possa concluir seu cadastro e baixar a versão digital do seu documento no celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *