Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Profissionais de enfermagem protestam conta ação do Conselho Federal de Medicina

manifestação dos enfermeiros3Cerca de 20 profissionais de enfermagem protestaram na tarde desta segunda-feira (23) no Centro de Vitória contra uma ação ajuizada na Justiça Federal de Brasília pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A sentença proibia enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) de fazer diagnósticos e solicitar exames em todo o território nacional.

Segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do ES (SINDIENFERMEIROS), Andressa Barcellos, a decisão aconteceu no dia 28 de setembro. O documento foi contra uma série de procedimentos que os enfermeiros fazem desde 1993, com a criação do Programa Saúde da Família (PSF), e que em 1998 se transformou em Estratégia Saúde da Família (ESF).

“O juiz que recebeu essa ação na 20ª vara de Brasília deu decisão nos suspendendo de fazer uma série de atividades. Em pleno Outubro Rosa, onde o enfermeiro desenvolve um papel central na realização de exames preventivos e de mamografia, em proteção à saúde da mulher”.

Andressa disse que a liminar foi suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça Federal de Brasília na última quinta-feira à noite, após a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestar. Mesmo assim, o protesto também teve o objetivo de conscientizar sobre as atuações e respeito ao profissional enfermeiro.

manifestação dos enfermeiros2“Nós estudamos. A sociedade precisa entender que enfermeiro faz cinco anos de faculdade. Não queremos exercer a medicina porque não precisamos disso, mas a enfermagem, sem ocupar o espaço de ninguém. Precisamos respeitar os campos de atuação. O objeto do enfermeiro é cuidar da vida, desde o início, com a gravidez, até a morte. Queremos que isso seja respeitado pelo CFM e toda a sociedade”.

A enfermeira Laudicéia Ferreira falou sobre o descaso com saúde pública em Cariacica, que atingiu a mãe dela, de 59 anos. “Estou aqui não como enfermeira, mas como cidadã. Minha mãe está doente e os médicos não querem atender. Não tem médico, apenas um profissional enfermeiro. Muitos pacientes na mesma situação, com problemas de saúde mental. Tenho um pedido por gastroenterologista com urgência e não chamam. Onde estão os médicos de Cariacica?”, questionou.

De lá o protesto seguiu para o Conselho Regional de Enfermagem (COREN), na Av. Beira Mar. O objetivo foi protocolar um documento solicitando providências em relação a exposição que o conhecimento técnico e cientifico o profissional enfermeiro sofreu com a ação jurídica.

https://www.youtube.com/watch?v=ZpH3RktidoE

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas