Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Professores da rede estadual suspendem greve e seguem em estado de alerta

Por Milena Mangabeira

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/05/21/1_greve_professores_ninja_es1-70419.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'537cf87c6eaad', 'cd_midia':70417, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/05/21/greve_professores_ninja_es1_min_cfaa-70417.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Facebook/Ninja ES', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '200', 'align': 'Left'}Após 37 dias de braços cruzados, os professores da rede estadual de ensino suspenderam a greve nesta quarta-feira (21). A decisão foi acordada em assembleia realizada na Sede do Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória.
Apesar de encerrarem a greve, os professores seguem em estado de alerta, podendo deflagrar nova paralisação a qualquer momento. O Governo do Estado decretou que os professores retornassem às salas de aula na última segunda-feira (19) e, caso não voltassem, teriam o ponto cortado contando a partir do primeiro dia de greve.
O executivo estadual não atendeu as principais reivindicações da categoria, alegando que em ano de eleição tais atitudes não podem ser tomadas.
Swami Cordeiro Bérgamo, membro da comissão de negociação e comando de greve do Sindiupes, declarou que a categoria vai manter a cobrança junto ao governo para defender as principais pautas levantadas e que não foram atendidas.
“Existem pautas pendentes, mas com a suspensão da greve podemos ter um tempo para a retomada de fôlego e avaliação da construção e fortalecimento do movimento. Apesar de nossa volta à sala de aula, nossas pautas de atividades estarão em andamento. Estamos em estado de greve e alerta para defender as pretensões da categoria”, ressaltou.
Na pauta de reivindicação do magistério estadual estão eleições democráticas para diretor, reformulação de cargos e carreiras, reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Um ponto importante destacado pelo membro da comissão de negociação é a imposição do calendário escolar modificado pela Sedu. Os professores não aceitam o novo calendário e querem o retorno às aulas de acordo com o antigo calendário.
“Hoje (21) haverá uma reunião entre a direção do Sindiupes e a Sedu para rever o calendário proposto e apontar a vontade dos professores de continuar com o antigo. E se for decidido por novo calendário, que seja discutido e escolhido de acordo com a comunidade escolar”, disse o grevista.
Próximas movimentações
Na próxima sexta-feira (23), em Vila Velha, haverá um ato unificado entre os professores estaduais e municipais. A movimentação acontece no dia em que se comemora a Colonização do Solo Espíritos-santense.
De acordo, Bérgamo o protesto será paralelo aos festejos que acontecem todos os anos, onde são promovidos desfiles oficiais e de escolas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas