Dólar Em alta
5,002
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,002

Professor ganha prêmio com projeto que filtra alumínio das águas do Rio Doce

pesquisa-rio-doce1O professor de Ciências Wemerson Nogueira (25), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança, criou um projeto que filtra o alumínio das águas do Rio Doce junto com os alunos da 8 º. O equipamento levou o professor a ganhar o prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

O projeto ‘Filtrando as Lágrimas do Rio Doce’ surgiu a partir de uma necessidade escolar. O professor explica que percebeu que os alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental 2, na disciplina de ciências não dominavam muito bem os conhecimentos básicos da tabela periódica. E que isso dificultada a jornada no ensino de aprendizagem da disciplina de química.

Após o rompimento da barragem da Samarco ele observou que no Rio Doce foram despejados metais pesados, que estãopresentes na tabela periódica. Apesar da tragédia, ele conta que aproveitou a situação para desenvolver uma pesquisa científica. O primeiro objetivo seria ensinar na pratica experimental, conceitos básicos de química, como propriedades elementares, reações físico-química, misturas e substancias e em seguida desenvolver um filtro. Resultou na solução do problema enfrentado pelos ribeirinhos de Regência, que outrora dependiam da água para suas necessidades domesticas.

Qual é a função do filtro?
O filtro é uma solução criada para atender os comunitários de forma individual, preferencialmente os ribeirinhos, por que quem mora a margem do rio Doce pela falta de saneamento básico utilizava a água diretamente do rio para suas atividades domesticas, tais como: Lavar vasilha, limpar casa, molhar plantações entre outras. Com a contaminação tudo isso foi suspenso.

“O filtro permite que o morador pegue a água diretamente no Rio Doce, a qual está contaminada com os minérios e na coloração avermelhada pela lama presente. Tem que deixar a água decantar e após despeje sobre o filtro de retenção que pela parte externa possui uma torneira onde a água é liberada. Durante aproximadamente 5 minutos o filtro começa a filtrar a água que entrou avermelhada e sairá totalmente transparente, com apenas 25% dos metais pesados presente nela”, explica Wemerson.

O projeto da pesquisa científica, segundo o professor Wemerson foi desenvolvido durante seis meses aonde foram realizadas mais de 150 análises da água e lama presente no Rio Doce. O trabalho foi realizado no laboratório de química da própria escola e também na estação de tratamento de água. “Tivemos apoio da Universidade Federal Do Espirito Santo (UFES). Os alunos tiveram a oportunidade para conhecer o laboratório de química analítica da UFES, isso foi muito importante, pois a academia de mestrado ensinou os alunos técnicas essenciais para realizarmos os procedimentos de análises e acompanhamento da água”, ressalta.

Foram no total 50 alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio que participaram na criação do projeto, juntos com o professor. Todos foram orientados por ele, passo a passo, e com os filtros prontos levaram e doaram para os moradores de Regência. A ideia é levar o equipamento a todos os moradores ribeirinhos.

O prêmio
Todos os anos Wemerson escreve um projeto na educação e em muitas vezes ele é comtemplado com alguma premiação. O prêmio da Fundação Victor Civita em parceria com a Rede Globo é o seu primeiro prêmio em nível nacional. “Tenho certeza que este projeto vai mudar a minha vida profissional, na verdade já está mudando. Reconhecer o trabalho de um professor é valorizar sua profissão de forma que não há dinheiro que pague isso”, revela.

O professor diz estar ansioso para a premiação que ocorrerá em São Paulo no dia 17 de outubro. Além de troféu ele pode levar uma premiação de R$15 mil em dinheiro, caso vença os outros 10 competidores. (Texto de Rodrigo Cruz)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas