Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

Professor de história veste uniforme nazista e é acusado de apologia

gabriel tebaldiUm professor de história, de um colégio particular de Vitória, causou polêmica ao aparecer em sala de aula vestido com um uniforme do período nazista. Gabriel Tebaldi é formado em História e Filosofia, e Pós-Graduado em Sociologia.

O caso teria acontecido na semana passada. Pela lei brasileira (7716/1989), parágrafo 1º, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

O caso levou a Congregação Israelita Capixaba (Cicapi), a se emitir nota. A entidade, que representa a comunidade judaica no Espírito Santo, diz que “manifesta sua preocupação, constrangimento e repúdio com a didática adotada por um professor de história do Colégio Darwin, que deu uma aula vestido de soldado nazista”.

A Cicapi diz, na nota, que ainda há vários sobreviventes do nazismo, inclusive residindo no Espírito Santo, e que ficaram “extremamente constrangidos com as imagens que já circulam pelas redes sociais e imprensa. Temos jovens em nossa comunidade que já passaram por este constrangimento, em caso semelhante em outras épocas, e que gostaríamos que não se repetissem”.

A entidade diz também que já solicitou formalmente explicações ao Colégio Darwin, e  que se coloca “a disposição para levar um pouco mais da nossa história para seus alunos. Talvez esse professor desconheça os sentimentos que afloram em nossa comunidade reviver tais momentos tão cruéis. Nos machuca, abre feridas”.

Por fim, a Cicapi afirma que “falar de uma figura nefasta como Adolf Hitler, homem que conduziu o maior massacre de seres humanos da humanidade, que segregou todos aqueles que não considerava pessoas superiores e tanta destruição é de suma importância, até para que não permitamos que tais fatos, praticados pelo nazismo, se repitam. Mas acreditamos que há outras formas de o fazê-lo, sem que gere nenhum prejuízo, principalmente para aqueles que foram vítimas deste período sombrio da história da humanidade”.

Nazismo

O Nazismo foi uma política ditatorial que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. O período também ficou conhecido como Terceiro Reich, liderado por Adolf Hitler.

A ideologia política do nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), com a Alemanha destruída economicamente por ter perdido a guerra. Neste cenário, surgiu um sentimento de revolta entre os alemães, que culpavam o governo pela situação do país e exigiam mudanças drásticas.

O outro lado

A reportagem do ESHOJE procurou o professor Gabriel Tebaldi, para explicar o que aconteceu. No entanto, ele não retornou contato até o fechamento da matéria.

Nota do Colégio Darwin:

“O Centro Educacional Charles Darwin Ltda, em atenção às diversas manifestações, inerentes às postagens publicadas nas redes sociais sobre a aula do professor de História Gabriel Tebaldi ocorrida no dia 21/09/2018, passa a esclarecer:

1. A aula ministrada pelo professor de história desenvolveu-se em um ambiente temático, com o intuito de torná-la mais dinâmica e interativa, retratando o personagem em sala de aula quando o conteúdo estava relacionado à “Segunda Guerra Mundial”.

2. Não só relacionado ao tema acima, o professor de História, com o objetivo de enriquecer o conteúdo em sala de aula, traz outros personagens históricos, há vários anos, para as suas aulas, tais como, soldado romano, monarca, entre outros temas, dependendo do que está sendo lecionado, e consegue dentro dessa estratégia de ensino, atrair a atenção dos alunos e ter uma boa avaliação em suas enquetes.

3 . Em momento algum, há relatos dos nossos alunos que o professor Gabriel desempenhou apologia ao nazismo. Ao contrário, temos registro que o conteúdo ministrado na aula ocorrida no dia 21/09/2018 foi dado dentro da proposta pedagógica da nossa escola e instante algum defendeu, pregou ou incitou a ideologia do regime nazista. Pelo contrário, o professor trouxe as atrocidades do nazismo e o quanto é importante a democracia.

4. Ressaltamos, que,  visando outorgar aos nossos profissionais o papel de líder educador, promovemos reuniões periódicas em grupo e individuais, oferecemos a eles participações em congressos e palestras especializadas, dentre outras promoções que têm o objetivo de estimular o respeito e a boa convivência.

5. O Darwin, baseado em princípios educacionais, valores democráticos e o respeito, prima dar uma formação educacional aos seus alunos de total qualidade, preservando a integridade, assegurando sempre o bom convívio com os pais e a Sociedade Civil, sem qualquer envolvimento político”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas