Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,016

Procon monitora aumento de preço para enganar consumidores na Black Friday

black-fridayA Black Friday está chegando, e muita gente está ansiosa para aproveitar a data para comprar os presentes de Natal. As véspera de uma das promoções mais esperadas do ano, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Espírito Santo (Procon- ES), está realizando diversas ações de monitoramento em oito sites.

A ação está acontecendo desde o dia 23 de outubro em sites populares, na maioria de departamentos, visto que, apesar de as lojas físicas também aderirem à promoção, as vendas são mais acirradas nos canais web. São observações diárias sobre as variações de preço de 14 produtos mais procurados em períodos como dia das mães, natal e dia dos namorados.

Até o dia da Black Friday, (23 de novembro) estão sendo analisados 14 produtos, sendo eles ,variações de modelos de micro-ondas, notebooks, refrigeradores, smartphones e TV’s Smart. A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto afirma que os principais picos são nos Refrigeradores, Smartphones e e TV’s Smart, que tiveram um pico notável de valores no último dia 5, sendo o menor dos já analisados.

A diretora-presidente ressalta que a fiscalização visa prevenir que os consumidores não sejam lesados nas compras durante a promoção. Os resultados finais serão apresentados no dia 23 de Novembro, quando finaliza o período de promoções.

Para o período, é importante ficar atento, visto que, muitas lojas, diversas vezes utilizam da data para enganar diversos consumidores. É importante que o consumidor faça um monitoramento constante e frequente em diversas lojas do produto que deseja comprar. “Esse monitoramento é muito importante, não apenas durante a Black Friday, mas o ano todo”, relata .

Apesar de no Brasil lojas de diversos tipos, como farmácias, supermercados e outros, aderirem a campanha os que não optarem por diminuir os preços não serão penalizados. Porém, os que anunciarem publicamente os preços mais baixos, podem sim ser multados visto que se associa ao crime de propaganda enganosa.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas