A Prefeitura de Vila Velha tem um serviço de atendimento aos consumidores que querem negociar suas dívidas. No município, oito empresas estão abertas às negociações: Dacasa Financeira, Avista, Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Carrefour, Grupo América Móvil (Net, Claro, Embratel) e Oi/Telemar.
O trabalho é realizado pelo Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Vila Velha, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Inicialmente é necessário realizar o agendamento do atendimento (abaixo, saiba como marcar a negociação). Quando estiver na sede do Procon Municipal, que fica no Centro, o consumidor deve apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (Registro Geral-RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovantes de residência e de renda; e documentação relativa ao consumo, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, e outros certificados.
Como negociar suas dívidas
– O Procon de Vila Velha atende por meio de agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3388-4347 ou por e-mail: [email protected];
– Para ser atendido no Procon Municipal, o consumidor deverá levar a Carteira de Identidade, seu CPF, e os comprovantes de residência e de renda;
– Somente o titular poderá negociar a dívida, que deve ter pelo menos 60 dias de atraso;
– Pessoa jurídica não poderá ser atendida na negociação;
– Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com o tipo de dívida, tempo de atraso e perfil do consumidor;
– As empresas que estão negociando suas dívidas por meio do Procon de Vila Velha são: Dacasa Financeira, Avista, Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Carrefour, Grupo América Móvil (Net, Claro, Embratel) e Oi/Telemar.