Dentro de alguns dias, a conta bancária de muita gente vai ficar mais recheada com o recebimento do 13º salário. Mas o que fazer com o dinheiro a mais neste final de ano? O Procon da Serra dá algumas dicas para o consumidor usar esse dinheiro com responsabilidade, seja para quitar dívidas ou efetuar compras.
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 73% dos brasileiros pretendem comprar presentes para terceiros no Natal deste ano. Entre aqueles que não irão presentear, 10% disseram que o motivo é porque estão endividados e precisam pagar contas.
Este é um dos melhores destinos a dar ao dinheiro do 13º, segundo a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos: destiná-lo a quitar dívidas e entrar o novo ano sem pendências. “Com o dinheiro na mão, o consumidor tem mais poder de negociação, consegue com mais facilidade redução juros e taxas para pagamento do valor total ou de grande parte do valor da dívida”.
Para aqueles que não abrem mão dos presentes, Nívia orienta que é importante, entre outras coisas, pesquisar preços, estar atento às condições de troca e verificar a confiabilidade dos sites, em caso de compras eletrônicas. A pesquisa mostrou que neste ano, de cada dez compradores, quatro (40%) concentrarão as compras na internet.
Dicas para o pagamento de dívidas:
- Procure a empresa ou banco, algumas têm um setor específico para renegociação de dívidas.
- Peça descontos de juros e multas. Se quitar toda a dívida de uma só vez ou grande parte dela, há mais chances de conseguir descontos maiores.
- Honre todas as parcelas da renegociação. Se o consumidor voltar a ficar inadimplente, perderá tudo aquilo que tiver conseguido na negociação.
- Se preferir, procure o Procon, que vai entrar em contato com empresa e orientar e renegociação. Para informações os números são 3252-7243/7242. Mas o atendimento é somente presencial.
Dicas para compras:
- Para compras pela internet, verifique se o site tem CNPJ, telefone de contato, canais de reclamação, endereço…ou seja, verifique se a loja existe e é confiável.
- Verifique os prazos de entrega e compre com antecedência para não ficar sem o presente.
- Em compras pela internet ou telefone, o prazo de arrependimento é de sete dias.
- Pesquise os preços e compare com pelo menos duas a três lojas/sites.
- Verifique a política de preços para pagamentos em dinheiro, débito e crédito. Peça descontos sempre!
- O estabelecimento não é obrigado a aceitar cheques e cartões, mas é obrigado a comunicar todas as modalidades de pagamento.
- Mantenha os produtos com etiqueta e guarde a nota fiscal para a troca.
- O prazo que o consumidor tem para reclamar de problemas aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias (produtos não duráveis) ou 90 dias (bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos). O problema deve ser solucionado pelo fornecedor em 30 dias.
- O frete para a devolução de produtos com defeito ou arrependimento da compra é pago pelo estabelecimento.