Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A fiscalização feita pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) rodou 20 postos de combustíveis  da região metropolitana afim de conferir os preços da Gasolina em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Durante o trabalho foi verificado que cerca de 60% dos estabelecimentos aumentaram os preços na última semana.

O principal objetivo foi verificar se houve alguma alteração no preço do produto logo após a falta de combustíveis que atingiu a Grande Vitória na última semana. A verificação iniciou no dia 13 de abril e finalizou às 13 horas do dia 18, foram analisadas notas fiscais do dia 06 ao 18 de abril.

Segundo a diretora do Procon, Denize Izaita Pinto, os postos compram novas remessas  a cada três dias em média, portanto não há motivo para aumento do preço, mesmo com a escassez de gasolina nos portos. Caso isso acontecer os empresários podem ser processados por aumentar sem justa causa o preço de produtos.

O trabalho feito por amostragem não tinha ao objetivo de induzir o preço dos combustíveis, pois este é de livre escolha para o empresário, mas de fato observar o aumento dos valores. O preço mais alto foi R$4,449 encontrado em Vitória, já o mais baixo foi em Vila Velha, sendo R$3,96.

O Procon já enviou o os registros do material para o Ministério Público analisar se os valores são de fato irregulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *