Dólar Em alta
5,162
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,162

Processo para alugar imóvel que duplicará hospital em Colatina vira polêmica

Hospital Silvio AvidosO deputado federal Paulo Foletto (PSB) utilizou seu tempo em plenária da Câmara para denunciar a constatação de irregularidades no chamamento público, aberto em 04 de outubro, para contratação de imóvel para abrigar o Hospital Sílvio Avidos, em Colatina. Na ocasião, o deputado alertou o secretário estadual de saúde sobre o assunto.

Segundo Foletto, ele possui documentos que comprovam vícios no processo, que também apresenta ilegalidade quanto à isonomia e a transparência. Para o deputado, no chamamento consta o claro direcionamento do imóvel que se pretende alugar. Não há liberdade de concorrência no processo.

As denúncias do direcionamento do chamamento público, de acordo com o deputado, vieram da própria população de Colatina. “É preciso que a população colatinense e de todo o Noroeste do Estado possa participar de maneira efetiva nesse processo, por meio de audiência pública, para que possa opinar qual o melhor local para a instalação do hospital”, afirmou Foletto.

Na denúncia, o parlamentar enumerou as falhas no processo, como a não divulgação do número no chamamento público no diário oficial, a falta de um valor de referência para o preço de aluguel, a falta de consulta aos órgãos de controle estaduais – como a Secretaria e a Procuradoria Geral do Estado – para avaliação sobre imóveis públicos que poderiam ser utilizados sem custo, e as limitações impostas no edital quanto ao tamanho de imóvel e distância do atual prédio onde a unidade de saúde está instalada.

Precipitação

O secretario de Saúde, Ricardo de Oliveira, informou que todo o procedimento envolvendo a chamada pública é legal e considerou a denúncia apressada e infundada. “O processo apenas começou. Ainda não existe empresa vencedora, o chamamento público foi iniciado consulta ao mercado imóvel pronto, com as especificações próximas às necessárias para que a duplicação do hospital fosse rápida”.

Segundo o secretário, todos os passos que devem ser tomados pelo Governo, como consultas aos órgãos fiscalizadores estaduais, serão tomadas a partir da comprovação das propostas das três empresas que responderam ao chamamento. “Vamos analisar os documentos recebidos, verificar as estruturas dos imóveis e os preços para depois escolhermos um dos imóveis. Se nenhum cumprir as especificidades, voltamos ao começo do processo”, garantiu Oliveira.

Duplicação

No novo imóvel, o Hospital Estadual Silvio Avidos terá sua capacidade de atendimento dobrada e contará com 280 leitos, sendo 40 de UTI, e uma área construída de 10.000 m². Hoje, o hospital conta com 136 leitos, sendo 16 de UTI, e uma área construída de 4.075m². A previsão é de que a nova estrutura esteja em pleno funcionamento até o fim de 2018.

Além de atender às especificidades previstas no contrato de aluguel, o dono deverá arcar com a adaptação do imóvel à estrutura hospitalar. De acordo com o secretário Ricardo de Oliveira, o valor do investimento será amortizado junto ao pagamento mensal pelo uso do imóvel. “Os valores contidos nas três propostas enviadas ao Estado – de R$ 320 mil a R$ 390 mil – contêm os dois valores”, salientou.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas