Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,204

Primeira fase do projeto Bairro Iluminado da PMV começa na Ilha das Caieiras

Vereadores, secretário de Vitória, secretária do Governo do Estado, lideranças comunitárias e o prefeito de Vitória Luciano Rezende, participaram na tarde desta quarta-feira (19), de uma reunião para o lançamento da primeira etapa do projeto Bairro Iluminado. Que tem como objetivo a mudança das antigas lâmpadas amarelas por lampadas de LED ou de vapor metálico e assim ajudar na segurança e ainda gerar economia a Capital do Espírito Santo.

“Um dos critérios avaliados para a instalação das novas iluminações é perincipalmente a segurança. Nessa fase os bairros mais altos da cidade serão os primeiros a terem as lampadas substituídas. Nós já fizemos isto nas principais vias e praças da cidade, como a Serafim Deranzi e praças dos namorados. O que queremos com isso é que os bairros sejam ocupados pela população, que eles se sintam seguros para sair de suas casas e a nova iluminação vai ajudar”, ressaltou o prefeito.

A primeira etapa do projeto vai contemplar os bairros da Grande São Pedro: Resistência, Nova Palestina, Redenção, Santo André, São José, São Pedro, Santos Reis e Ilha das Caieiras que será o primeiro bairro a receber as novas lâmpadas, que começariam a serem implantadas nesta quarta-feira (19), caso a chuva não continuasse.

“Serão 1.800 lâmpadas colocadas no bairro. Esperamos concluir essa primeira fase ou seja trocar todas as luminárias da Grande São Pedro em dois meses. Em toda a cidade queremos estar com 100% das lâmpadas trocadas em até dois anos”, afirmou o secretário Municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

As lâmpadas antigas são as de vapor de sódio, aquelas amarelas, elas serão trocadas pelas lâmpadas de vapor metálico e de LED. Essas lâmpadas tem a coloração branca, e serão colocada de acordo com o local. “A lampada de LED, tem o foco mais local, e a de vapor metálico consegue abranger uma área maior. Por isso, dependendo do local onde elas serão colocadas, vamos escolher qual será implantada. Um exemplo, é se a distancia entre um poste e outro for muito, vamos optar pela de vapor metálico por exemplo”, esclareceu o secretário de Secretário Municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício
Gandini.

A construção do plano de iluminação foi desenvolvido pelo secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Oberacy Emmerich. “Nós sabemos que a penumbra é uma das condicionantes para a violência, é um campo fértil para que maus elementos ajam nesses bairros. A cidade iluminada vai dificultar a ação de delinquentes”, destacou o Emmerich.

Para os moradores da Ilha das Caieiras primeiro bairro a receber a nova iluminação, essa será uma oportunidade de gerar novos empregos e renda. “Nós vamos poder pensar em uma forma de conseguir abrir os bares e restaurantes do bairro a noite. Hoje eles começam a fechar as três horas da tarde. A violência contra a pessoa é o que mais atinge nosso bairro, o trafico de drogas, por exemplo, mas aqui não temos roubos a patrimônio. Esperamos que as lâmpadas tragam mais segurança e assim como acontece de dia, nosso bairro seja frequentado por pessoas de outras localidades também a noite”, observou Falcão da Ilha, um dos líderes comunitários do bairro.

Dos 32 mil pontos de luz espalhadas pela capital, cerca de 30% já foram trocados pelas lampadas de LED e vapor metálico. Essas novas luminárias chegam a gerar aproximadamente 60% de economia.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas