Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Previsões do tempo alertam para o aumento de mosquitos no ES

Redação Multimídia ESHOJE

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/04/04/1_dengue-7781.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'515d8f1fed38c', 'cd_midia':7776, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/04/04/dengue-7776.jpg', 'ds_midia': 'Dengue', 'ds_midia_credi': 'Reprodução WEB', 'ds_midia_titlo': 'Dengue', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '214', 'align': 'Left'}Quase 30 pessoas podem ter morrido vítimas do mosquito da dengue no Espírito Santo. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram notificados 16.439 casos de dengue entre 04 de janeiro e 27 de junho de 2015 no Espírito Santo. Destes, 389 são suspeitas da forma grave. E a previsão do tempo para esta semana, segundo o instituto Clima Tempo, aponta condições favoráveis para a alta proliferação do mosquito. A meteorologia estima a variação de sol e chuva.
Como precaução, a Sesa emitiu altera à população para tomar atitudes simples que auxiliem no combate do mosquito que transmite a doença, o Aedes aegypti, além de adotar uma postura para evitar a criação de novos focos. A dica, então, é fazer uma lista com tudo o que deve ser verificado para que nenhum item seja esquecido.
No quintal, certifique-se de que tonéis, caixas d´água e outros depósitos de água estejam limpos e bem tampados. Não deixe baldes e garrafas abertas de boca para cima e retire folhas e outros detritos das calhas para que a água da chuva possa escoar. É importante também manter o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado. Elimine inclusive recipientes pequenos que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas.
Se por algum motivo houver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade. Para quem cultiva plantas, é importante não deixar acumular água nos vasos. Deve-se ter atenção também às vasilhas de água e comida dos animais de estimação. Esses recipientes devem ser bem escovados nas bordas e serem mantidos sempre limpos.
Em locais pouco utilizados dentro de casa, como banheiro da área de serviço, por exemplo, é preciso manter fechadas tampas de vasos sanitários e de ralos. Também é preciso ficar atento a outros pontos do interior da residência, como a bandeja que fica atrás da geladeira. Ela deve ficar sempre limpa e sem água.
E se for sair de férias, lembre-se de fechar as tampas dos vasos sanitários e os ralos dos banheiros. Tampe também os ralos pouco usados, mas que tenham a possibilidade de acumular água, como os da área de serviço e de lazer.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas