Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Presidente da Sociedade de Oftalmologia alerta para riscos dos óculos falsificados

Thiago Sobrinho – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/12/22/1_oculos_de_sol-106169.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'549800e3ae47a', 'cd_midia':106163, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/12/22/oculos_de_sol-106163.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da Web', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '305', 'align': 'Left'}Usar protetor solar, ter sempre em mãos um guarda-sol e fugir dos horários de pico solar. Essas são algumas das recomendações de especialistas que devemos seguir à risca para curtir sem maiores prejuízos a estação mais quente do ano, que começou na noite de domingo (21).
Muitas vezes, os cuidados com os olhos durante o verão não entram nessa cartilha e a radiação ultravioleta (UVA e UVB) é o maior vilão da nossa visão. Para evitar riscos, o jeito é recorrer aos tradicionais óculos de sol.
Porém, na hora de comprá-los, a qualidade do produto deve ser um fator a ser levado em consideração: as lentes escuras têm de ter qualidade para impedir a que nossos olhos sejam sujeitos à radiação.
Só para se ter uma ideia, quando utilizamos óculos escuros, nosso organismo entende que estamos em um local escuro e a pupila se dilata naturalmente. Se as lentes não são de qualidade, a radiação ultravioleta penetra nos olhos e pode, além de comprometer a visão, aumentar a chance de degeneração – ou seja, os produtos adquiridos em camelôs não lá uma boa escolha.
Segundo o presidente da Sociedade Capixaba de Oftalmologia, César Ronaldo Filho, lesões na córnea, retina e, principalmente, no cristalino são alguns problemas ocasionados pela utilização de óculos falsificados. “Uma das principais lesões é no cristalino, que é responsável pelo foco do olho. Quando ele sofre com os excessos de raios ultravioletas, essas lesões podem evoluir para uma catarata”, explicou.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/12/22/1_oculos_falso-106165.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'549800e1c1e91', 'cd_midia':106159, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/12/22/oculos_falso-106159.jpg', 'ds_midia': 'oculos de sol falsificado', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da Web', 'ds_midia_titlo': 'oculos de sol falsificado', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '262', 'align': 'Left'}Mesmo com todos os riscos das réplicas, o número de pessoas que a adotam é grande. Há dois anos, por exemplo, a venda de óculos falsos representou 41% do total de vendas de óculos no país. Os dados são do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNPC).
Apesar de reconhecer que as lentes falsificadas são inferiores, apenas um dos sete óculos de sol da universitária Taisa Vargas, 21, é original. “A lente desses óculos (falsificados) são muito ruins, você não tem noção de profundidade. Inclusive, em dois anos, meu grau de hipermetropia aumentou de 1,5 para 1,75”, contou.
Na opinião de César Ronaldo, o que leva as pessoas a adquirir esses acessórios é o preço mais baixo. Mesmo que sejam mais em conta que os produtos originais, o grande problema dos óculos falsificados é que não há como garantir a qualidade deles. “Ainda que filtrem a luz do sol, eles não fazem isso com os raios ultravioletas e podem causar lesões em nossos olhos”, disse.
Para quem pensa aproveitar a chegada do verão e adquirir seus óculos escuros, o presidente da Sociedade Capixaba de Oftalmologia recomenda recorrer sempre às óticas especializadas. “Apesar de caros, muitas vezes o valor não quer dizer que ele é bom ou ruim: há óculos mais baratos que servem perfeitamente”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas