Dólar Em baixa
5,123
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,123

Prepare-se, você vai se tornar mãe

eunocursoO que você, mãe, sente quando vê uma grávida? Principalmente quando sabe que é de primeira viagem? Viagem, ótima definição para o que eu sinto quando estou perto de uma gestante. O meu sentimento é de que ela está prestes a iniciar a viagem mais insana de toda a sua vida e sem passagem de volta. Porque maternidade pra mim é isso, uma loucura apaixonante diária.

Mas falando sobre viagem, por mais curta e simples que seja, vai exigir o mínimo de planejamento, certo? Agora imagina o que não precisamos fazer e pensar antes de ter um filho? Nossa, é muita coisa! E não, não estou falando do enxoval do bebê e da decoração do quarto. Sim gente, isso é importante, uma delícia pensar em cada detalhe e ir comprando as coisinhas do baby que vai chegar. Mas a preparação que eu estou dizendo é sobre a de se tornar mãe. Esse outro ser que também nascerá. É preciso nos preparar para o parto, para a amamentação e principalmente para o puerpério, que pode ser um universo a parte em sua vida.

Gravidinhas de primeira viagem, não quero assustar vocês, de forma alguma, mas precisamos falar e debater esse assunto. Ainda se vende muito por aí a maternidade “glamour” “romântica”, que nem de perto é a real. Assim que o bebê nasce, nossos hormônios mudam drasticamente mais uma vez (já mudaram na gravidez), e somado a isso, vamos aprender a cuidar de um outro ser, vamos ter que alimentar, dar colo, carinho e atenção a todo momento. Cansativo né? Muito! E ao final do dia você não dormirá suas oito horas revigorantes de sono. Você vai dormir quando der, se der e o tempo que der. Sono fracionado. Conhece? Vai conhecer!

Muitas vezes você vai precisar escolher entre dormir, comer ou tomar um banho? E você ficará esgotada, poderá se sentir insegura, incapaz, sozinha, feia, menos mãe. E você vai chorar. Copiosamente. E vai se culpar por isso também. Pode até se perguntar: “será que não estou feliz com meu filho?” e não vai se entender, talvez ninguém te entenda, capaz até de te julgarem, bem possível e comum, inclusive.

curso de gestanteE é aí que chego ao ponto principal da coluna de hoje. É preciso se preparar para o que está por vir, para as situações difíceis, pois a parte boa é maravilhosa, ela existe, todo mundo sabe e fala. Basta curtir. Já os percalços… Não que o fato de fazer uma preparação vá evitar estas situações, mas você e quem está a sua volta precisam conseguir identificar até que ponto certas reações são normais e que logo passarão ou quando é hora de pedir ajuda profissional. Essa foi uma importante dica dada pela psicóloga Bianca Martins, do Infans, durante um curso para gestantes que eu tive o privilégio de participar no mês de março.

Segundo ela, é fundamental preparar o casal para, enfim, se tornar uma família. Outro ponto de sua fala que eu achei fantástico foi ela dar uma tarefa aos papais ali presentes. Ela convocou todos a saírem dali e conseguirem uma ajuda para a mamãe no pós-parto, de pelos menos três horas diárias. Vocês não fazem ideia do que é ficar dias inteiros sozinha com um recém-nascido. Ou fazem? Eu faço! E tenho a certeza de que se não surtei naquela época, isso não acontece mais! Rede de apoio é vida! Precisa ter!

Voltando ao curso, que é uma importante ferramenta na preparação para a chegada do bebê, outros assuntos também foram discutidos, como as preocupações comuns na gravidez, os cuidados básicos com os recém nascidos, técnicas de amamentação, atividade física e posturas para a grávida, fisioterapia na gestação, parto e pós parto, as alterações emocionais na gravidez e no pós-parto, entre outros. Todos muito úteis!

Sentada ali, assistindo tudo aquilo, eu fiz outra viagem. Relembrei a minha história, minhas duas gestações, partos e puerpérios. E a cada dúvida, risada, olhar ou lágrima dos participantes, eu me emocionava junto, pois sabia que tinham um significado muito especial para cada um. Eu fui lá atrás e revivi um monte de coisas. Agradeci a Deus por todas as dificuldades superadas e pela graça de ter me tornado mãe, sem dúvidas minha maior dádiva.

E para vocês que estão aí na expectativa da maternidade, leiam, pesquisem, façam cursos, conversem com outras mães, informem-se, emponderem-se. A informação é uma importante aliada neste momento. E no mais, aproveitem o maior amor do mundo que em breve nascerá! As dificuldades existem sim, mas vocês podem passar por elas da melhor forma possível, e no final, vai valer a pena. Vai valer muito a pena. Até a próxima!

Grazieli Esposti
Grazieli Espostihttp://jornalista
Grazieli Esposti é jornalista e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão da Imagem, mas sua maior realização é, sem dúvida, a maternidade. Mãe do Bernardo e Henrique, ela divide, em sua coluna, um pouco das dores e delícias dessa viagem sem volta. Tudo com muita opinião, sinceridade, respeito, fé e bom humor. Sugestões: [email protected] / Instagram: @colunajeitodemae / Fan page: Coluna Jeito de Mãe.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas