Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Preparador físico alerta: casos de lesões musculares aumentam no inverno

lesão muscularA temperatura começa a ficar mais amena e é sinal de que o inverno realmente começou. A estação mais fria do ano é a época em que cresce o número de lesões durante a prática de atividade física. Elas são, principalmente, musculares e ocorrem com mais frequência nos chamados atletas de final de semana.

De acordo com o preparador físico e coach de corrida, Nei Robson, o número de lesões chega aumentar em 20% nessa época do ano. O motivo está relacionado com o frio e a falta de aquecimento. “Com as temperaturas mais baixas, o corpo demora mais tempo para atingir a temperatura ideal para a prática de atividade física, por isso o cuidado do aquecimento tem que ser redobrado”, explica.

O fluxo de sangue para os músculos, com o corpo em repouso é de 15% a 20%. Durante um exercício, ele pode chegar de 70% a 90%. O aquecimento é a forma de possibilitar a transição progressiva do estado de repouso para o de ação. Quando ele não é feito de forma adequada, ou simplesmente não é realizado, pode ocorrer o rompimento das fibras musculares, chamado de estiramento muscular, que ocasiona dor e requer uso de anti-inflamatórios.

Os atletas de fim de semana são os mais atingidos pelas lesões. “São pessoas que dispensam com mais frequência o aquecimento, portanto, estão mais propensas à lesão”, destaca o profissional. Os músculos mais afetados são os posteriores da coxa e os da musculatura da panturrilha. Nei Robson aponta ainda a corrida, bicicleta e futebol como as atividades em que as lesões são mais comuns.

Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é simples: valorizar o aquecimento. “Além se aquecer corretamente, é preciso aumentar o tempo dedicado à ação, pois a regulação de temperatura é mais lenta no inverno. Além disso, a alimentação adequada e ouso de roupas que permitam a manutenção de temperatura também ajudam a minimizar os riscos”, conclui Nei Robson.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas