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Prefeitura retira 100 mil toneladas de entulho das ruas da Serra

Quase cem mil toneladas. Esta foi a quantidade de entulho retirada das ruas da Serra durante o ano de 2018. Em 2017, foram recolhidas mais de 70 mil toneladas. O gasto com a retirada desse entulho gira em tono de R$ 7 milhões. Desde 2017, a Serra tem o programa de combate ao entulho “Serra Limpa é Serra Linda”, que reúne as equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), do departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços (Sese), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio do setor de Posturas, e da Secretaria de Defesa Social (Sedes), por meio da Guarda Municipal.

O fruto dessa operação em conjunto foram 186 multas a pessoas físicas e jurídicas que descartaram entulho em locais irregulares. Esse montante corresponde a um total de R$ 1.180.000 em multas. Os bairros com maior número de ocorrências são: Civit I, Jardim Limoeiro e Novo Porto Canoa, com 15 ocorrências cada. Em segundo lugar, com 10 ocorrências está Solar do Porto.

Um dos responsáveis pelo sucesso da campanha é o WhatsApp de denúncia anônimas. Ao detectar infratores, os moradores podem enviar fotos e vídeos para o número (27) 99976-2595, informando o endereço e a placa do veículo que descartou o entulho. Com a placa em mãos, a fiscalização consegue emitir as multas.

O programa “Serra Limpa é Serra Linda” também realiza mutirões de limpeza, blitze abordando veículos carregados de resíduos de construção civil, campanhas de conscientização e aumento da fiscalização e mais rigor para combater os infratores. 

Como descartar corretamente?
Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; e a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR-101, próximo ao Posto BKR, de segunda a sábado, das 8 às 17h. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.

Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura; e tem de dar uma destinação correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.

De acordo com o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, a população tem um papel importante na luta contra o descarte irregular de resíduos. “É importante que comunidade saiba onde e como realizar o descarte corretamente de lixo, entulho e recicláveis e que esteja sempre denunciando o descarte irregular, que é prejudicial para toda a população”, afirma.  

A Serra dispõe de 112 Locais de Entrega Voluntária (LEV) material reciclável, distribuídos pelo município e três associações de catadores de materiais recicláveis.

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Comentários
  1. Olá Boa tarde meu nome é claudio e gostaria de saber pq a prefeitura da serra não cria um lugar onde as pessoas possar descartar o entulho? Compra uma taxa bem pequena como 20 reais por tonelada ,geraria emprego e a cidade ficaria muito mais limpas ,e tmbm a prefeitura não iria gastar tanto no ano

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