Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Prefeitura faz retirada de caramujos da orla de Vila Velha

Foto: PMVV
Foto: PMVV

Com o período das chuvas, aumenta o número de caramujos africanos em áreas de vegetação. Em Vila Velha, a incidência nas áreas de restinga tem preocupado frequentadores da praia. Está sendo feito um trabalho de cata manual dos moluscos e orientação à população.

Equipes de limpeza começaram um trabalho de montagem de armadilhas nas áreas de restinga na segunda-feira (10) para atrair os animais e facilitar a coleta. “O serviço ocorrerá até a diminuição da incidência dos animais em vias públicas. A população que frequenta a orla não deve mexer nos animais, pois a Prefeitura vai promover a retirada”, falou a secretária da Semsu Marizete de Oliveira.

O caramujo costuma se desenvolver em locais como terrenos baldios, restinga, hortas, plantações e áreas em que existem entulhos. Eles são considerados uma praga agrícola, sem predadores naturais e hospedeiros de vermes capazes de provocar doenças.

A população é responsável pela coleta dos animais em suas residências. A Semsa recomenda a coleta manual, com a utilização de luvas ou sacolas plásticas, para evitar o contato da pele com o muco desses animais. Feita a coleta, deve-se aplicar cal virgem sobre os caramujos. Em seguida, é importante que as conchas sejam quebradas, pois elas podem se tornar criadouros para os ovos do Aedes aegypti. Após esse processo, os animais mortos devem ser enterrados. A população pode obter informações por meio da Ouvidoria Municipal 162.

Atenção às dicas:

– Os moluscos devem ser coletados sempre com uma proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas;
– Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias que podem contaminar o ambiente e não afetam o molusco. Somente o cal virgem vai matar tanto os ovos quanto o animal adulto;
– Os caracóis recolhidos devem ser enterrados em uma cova profunda (aproximadamente 40 cm), utilizando o cal virgem no fundo da vala;
– Jamais ingeri-lo;
– Não transportá-los nem jogá-los vivos em áreas de vegetação.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas