camisinhaPara reforçar aos foliões que se proteger de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é de extrema importância, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Serra, em parceria com a ONG CAC, vai distribuir camisinhas e folders informativos durante o Carnaval. A distribuição dos preservativos acontece na noite de sexta-feira (9) na Rodoviária da Serra, na BR 101. No sábado (10), a ação ocorre pela manhã em Manguinhos; e no domingo (11) em Jacaraípe, pela manhã.

A CAC é uma ONG que possui convênio com a Secretaria de Saúde da Serra. O uso do preservativo ainda é a forma mais eficaz de prevenção a Aids e protege também contra outras DSTs, como a sífilis e algumas hepatites.

Ao longo do ano, os preservativos são distribuídos gratuitamente em 39 unidades de saúde da Serra e no CTA. Todos funcionam das 7 às 17 horas. As camisinhas ficam disponíveis na recepção das unidades ou na farmácia, e não é preciso se identificar para pegá-las.

A Secretaria de Saúde da Serra disponibiliza, ainda, em suas unidades de saúde e no CTA testes rápidos para identificação de sífilis, Aids e hepatites. Para realizá-los, o morador precisa apenas comparecer ao posto de saúde de sua referência. O resultado sai em poucos minutos e, caso alguma doença seja detectada, o paciente recebe orientação quanto aos próximos passos para o tratamento. O atendimento é sigiloso.

No CTA, o usuário do serviço passa ainda por uma sessão de aconselhamento, que tem como objetivo oferecer apoio emocional, dar informações e esclarecer dúvidas sobre Aids e outras DSTs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *