Dólar Em alta
5,015
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,015

Prefeitura da Serra avança no combate à tuberculose

A Serra tem avançado no combate à tuberculose. O percentual de cura tem aumentado e o de abandono do tratamento diminuído. Além disso, todas as pessoas contaminadas com a doença, realizaram o teste de HIV, conforme orientação do Ministério da Saúde, destacando o município com 100% de eficácia.

O principal indicador utilizado para avaliar as ações de controle da tuberculose é o percentual de cura dos novos casos. Na Serra, em 2014, este percentual foi 70,4%. Já em 2015 foi de 72,9%. Com dados preliminares de 2016, já registra-se índice de 70,7% de cura em novos casos.

Também houve diminuição nos casos de abandono do tratamento. Em 2014, foram 16,8%, em 2015 foram registrados 11,1% e o levantamento de 2016 até o momento indica 10,3%.

No Brasil, cerca de 10% das pessoas com tuberculose estão infectadas também pelo vírus HIV. Esta é a primeira causa de morte entre as doenças infecciosas em pacientes com Aids. Na Serra, em 2016, 100% das pessoas diagnosticadas com tuberculose realizaram o teste de HIV, um dos melhores índices do Espírito Santo. Em 2015, o teste foi realizado por 97% dos pacientes.

Os dados sobre a doença são referentes ao ano de 2016, pois o tratamento dura cerca de seis meses podendo chegar a um ano, e a consolidação dos dados se dá ao final do ano seguinte.

Tratamento
A tuberculose tem cura, mas deve ser tratada adequadamente. Todo paciente sintomático, que tosse há mais de três semanas, deve procurar uma das unidades de saúde da Serra para ser feita a coleta de escarro e raio-x.

O teste rápido de HIV é oferecido em todas as 40 unidades de saúde, e também no Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA). Todos em tratamento contra a tuberculose devem realizar o teste rápido para HIV.O município oferece ainda em todas as unidades o teste laboratorial, conhecido como ELISA.

A Serra é o único município da Grande Vitória que oferece tratamento de tuberculose no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), como orienta o Ministério da Saúde. Além disso, o tratamento é descentralizado e oferecido nas seis Unidades Regionais de Saúde (Novo Horizonte, Serra Dourada, Boa Vista, Jacaraípe e Serra-Sede).

O município oferta também um incentivo social (cesta básica) para os pacientes inseridos no Programa de Tuberculose que realizam o tratamento corretamente. O HIV/Aids também tem tratamento e é disponibilizado pelo CTA.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas