Pais e responsáveis devem ficar atentos, pois a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra anuncia o cronograma de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2018. A Sedu informa que os responsáveis pelas crianças podem deixar os nomes na lista de cadastro dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) durante todo o ano, tendo em vista o cadastro de reserva permanente. A orientação da Gerência de Ensino Infantil é para que as famílias procurem o CMEI mais próximo da residência e façam o cadastro de reserva.

A secretária de Educação, Márcia Lamas, lembra que o cadastro de reserva é acompanhado e monitorado pela Sedu e pelo Ministério Público, e à medida que as vagas surgem a chamada é feita rigorosamente na ordem de cadastro. “Para efetuar o cadastro de reserva os pais ou responsáveis devem apresentar no CMEI pretendido a certidão de nascimento da criança e o comprovante de residência”, lembrou.

Já no caso das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), os responsáveis precisam procurar a unidade de ensino durante o período estipulado no cronograma da Sedu para realizar a matrícula do estudante.

Aqueles que já são alunos na Rede Municipal de Ensino têm prioridade para realizar a rematrícula. Todos os anos, as unidades de ensino enviam bilhetes para as casas dos alunos informando aos pais e responsáveis sobre o período de rematrícula. Cada unidade organiza o seu próprio cronograma interno de rematrículas. “As oportunidades para ingresso no Ensino Fundamental são para crianças a partir dos 6 anos de idade completos ou a completar até o dia 31 de março do ano que vem.”

Educação Infantil:

Matrículas: O período de novas matrículas nos CMEIs para os grupos IV e V vão de 27/11 a 01/12. Já a realização das novas matrículas dos grupos I, II e III vai de 04/12 a 15/12.
Os documentos necessários: para a efetivação da matrícula são certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacina, CPF do responsável, Cartão Bolsa Família, se for cadastrado e/ou NIS; e Ficha de Transferência, em caso da criança vinda de outro Centro de Educação Infantil. É necessária a apresentação dos documentos citados em cópia e original.
Rematrículas: O período de rematrícula escolar para as crianças que permanecerão na Unidade de Ensino em 2018 vai de 01/11 a 17/11.

Ensino Fundamental:

Rematrícula Escolar: O período de rematrícula escolar 01/11 a 17/11/2017.
A rematrícula será confirmada: pelos pais ou responsável legal, ou pelo próprio estudante, quando maior de idade, na secretaria escolar da própria Unidade de Ensino.
Efetivação das matrículas: dos estudantes provenientes de CMEI para as Escolas Municipais da Serra (encaminhados pela SEDU/Serra): 27/11 a 07/12/2017.
Novas matrículas: A partir de 23/01/2018 (Não tem prazo para terminar o período de novas matrículas, pois o ensino Fundamental é obrigatório.
Escola: Caso os pais ou responsável não encontre vaga na escola mais próxima de sua residência, a própria escola encaminhará os dados da criança para a Secretaria de Educação para que seja localizada uma vaga em outra unidade de Ensino (municipal ou estadual).
O cadastro: será realizado por meio de preenchimento de formulário próprio, nas Unidades de Ensino da Rede Municipal e será efetivado mediante apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou outro documento que comprove sua identidade; comprovante de escolaridade, Histórico Escolar ou Declaração; – comprovante de residência original (IPTU, fatura de água, de energia elétrica, de telefone ou contrato de locação).
A Sedu: possui 68 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e vai inaugurar mais três até o fim do ano. A rede tem ainda 67 unidades de Ensino Fundamental (EMEFs), totalizando 67 mil alunos matriculados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *