Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Prefeito de Vitória pede ajuda a agentes de saúde

por Wéverton Campos – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/12/26/1_luciano_2-51608.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52bcb3d8080b8', 'cd_midia':51604, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/12/26/luciano_2-51604.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Elizabeth Nader/PMV', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Right'}O prefeito municipal de Vitória, Luciano Rezende (PPS), se reuniu na tarde desta quinta-feira (26) com quase 600 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para pedir intensificação dos trabalhos de vigilância e controle de doenças que poderão surgir após o fim das chuvas. Estiveram presentes também no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) agentes de controle ambiental, diretores de unidades de saúde e secretários da prefeitura.
Além de pedir a atenção dos agentes aos sintomas das principais doenças que costumam aparecer em períodos pós-chuva, como dengue, leptospirose e hepatite A, Luciano fez um apelo para que os servidores contribuam com a Defesa Civil do município. “Eu preciso que os agentes prestem atenção nas áreas de risco. Se vocês acharem que uma casa corre o risco de desabar, avisem a Defesa Civil”.
Além das casas, o prefeito também pediu atenção dos profissionais de saúde para as encostas. Ele citou o fato de Vitória não ter sido muito castigada pelas chuvas como as demais cidades do Espírito Santo e pediu ajuda voluntária dos presentes. “Orientem as pessoas a parar de plantar bananeiras nas encostas e substituí-las por árvores com raízes fortes. Avisem a Prefeitura onde está sendo encontrado lixo em área de encostas (…) Como Vitória não foi muito atingida, estamos ajudando o interior com os donativos. Precisamos de braços e gente com disposição na Praça do Papa”.
Sobre a Dengue, o popular socialista, que também é médico, disse que assim que o calor aparecer haverá risco de proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti. “Quando o sol aparecer, em algum momento do mês de janeiro, teremos o risco de proliferação de endemias. Alguns bairros são muito problemáticos com os mosquitos, como Bento Ferreira. Prestem atenção nos bolsões de água que se formam no subsolo”, recomendou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, reforçou os pedidos de alerta feitos por Luciano Rezende aos agentes. “Estejam alertas e atentos. Cada um consegue entender bem o seu território. Se atentem a pessoas acamadas, idosos ou crianças que ficam sozinhos em casa, pois esses indivíduos são do grupo de risco. Caso aconteça uma tragédia podem precisar de socorro”, disse. A secretária também pediu para que os diretores de unidades de saúde saiam de suas salas. “Diretores de unidades de saúde têm que estar em campo e não nas suas salas. Cada vida que se perde é o nosso fracasso. Temos que salvar vidas, que é o que o ser humano tem de maior valor”, afirmou Daysi.
Reforçando a fala da secretária de saúde do município, Luciano Rezende disse que ninguém pode ficar no ar-condicionado, pois ele já está na rua, muitas vezes na chuva, há dez dias. O prefeito apontou as encostas como o maior problema da cidade de Vitória, ao contrário de outros municípios da região metropolitana cujos maiores desafios são os alagamentos. “Este ano realizamos 14 obras em encostas, há outras 15 em andamento e 51 planejadas (…) Nossos maiores problemas de alagamento são nas ruas César Hilal e Leitão da Silva, que será duplicada. Em Maruípe estamos construindo um piscinão abaixo do horto que será ligado à Estação de Bombeamento do Canal de Camburi. Rezende finalizou dizendo que as famílias que se encontram em casas condenadas serão removidas do local pela Defesa Civil mesmo que não queiram.
A agente comunitária de saúde, Ângela Maria Bicalho, 57, disse que tem o espírito de voluntariado consigo e que se cada um fizer um pouquinho o mundo será melhor. “Essa iniciativa do prefeito, que é alguém importante, é fundamental para a comoção das pessoas”, disse. Mariana Vaillant, 31, agente de combate às endemias, também elogiou Luciano. “É uma iniciativa muito boa porque ele demonstrou que se preocupa não só com Vitória, mas com todo o estado. Dá para sentir que ele está vestindo a camisa”, afirmou.
Após terminados os apelos do prefeito e da secretária de saúde, os agentes receberam um treinamento para ajudar a olhar as encostas e começar o trabalho de combate às doenças.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas