Dólar Em alta
5,008
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,008

Prefeito de Baixo Guandu ameaça fechar linha de trem Vitória-Minas

Dóris Fernandes – [email protected]

neto_barros_prefeito_baixo_gaundu-153273O prefeito de baixo Guandu, Neto Barros, publicou na sua página no Facebook o fechamento da linha férrea Vitória-Mimas, nesta quinta-feira (11). “COMUNICAMOS a VALE e a sociedade que a Prefeitura de Baixo Guandu colocará suas máquinas sobre os trilhos da estrada de ferro Vitória a Minas e paralisará o transporte de minério de ferro até que os responsáveis pelo imensurável DANO/CRIME AMBIENTAL apareçam com as respostas e soluções práticas urgentes e necessárias para minimizarmos a catástrofe”.
comunicado_samarco-153279A Prefeitura do município confirmou a publicação e o desejo do prefeito, mas informou que a linha de trem ainda não foi bloqueada. Porém, ameaçou bloquear a estrada férrea caso a Samarco não dê retorno com soluções para o impacto que a cidade sofrerá quando a lama tóxica chegar. A data e o horário da interdição não foram confirmados.
De acordo com a Prefeitura, a Samarco está ausente diante dos problemas provocados pela enxurrada de lama que vai atingir o Rio Doce, em Baixo Guandu. O município precisa de 80 mil litros de agua mineral por dia. A empresa disponibilizou cinco caminhões autotaque com capacidade de 50 mil litros de água bruta e dois carros-pipa com capacidade para 28 mil litros de água potável. A captação será feita da cidade vizinha Aymores, em Minas Gerais, e levada para ser tratada e distribuída em Baixo Guandu. O Executivo municipal garante que não será suficiente para a população.
Segundo a Prefeitura, foi apresentado a Samarco, no início da Samarco, um plano alternativo para captação de água pelo Rio Guandu. A empresa alegou que não dispunha de recursos financeiros para custear o projeto.
Nesta quinta, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto em Baixo Guandu (SAAE), um engenheiro da Samarco, integrante da Defesa Civil e autoridades do município discutem soluções para os impactos que a lama de rejeitos de minério das barragens de Fundão e Santarém, em Mariana, Minas Gerais, passarem por trechos do Rio Doce no Espírito Santo.
Neto Barros vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta, em Colatina.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas