Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,234

Praia do Espírito Santo é estudada para análise de influências da Radioatividade

meaípe
Areia da Praia de Meaípe: objeto de estudo

Uma pesquisa realizada na praia de Meaípe, no litoral Sul do Espírito Santo, busca descobrir as interferências da radiação na qualidade de vida e saúde daqueles que são expostos à emissão da areia.

Os resultados detalhados ainda serão divulgados em maio de 2019, mas já indicam que a exposição a areia da região pode influenciar positivamente na saúde e imunidade das pessoas.

Segundo o pesquisador Macos Tadeu, que conduz os estudos, diversas pessoas da região confirmam ser beneficiadas pela areia da praia. Ele explica que já foram feitas pesquisas com ratos em outros países, que comprovaram a influencia de um baixo nível de radiação de maneira positiva para a imunidade dos expostos. Agora, a análise é feita em humanos.

A escolha da região capixaba é justificada pelo comportamento da areia monazítica do local. “Aqui a areia monazítica se desloca com o tempo, diferente de tudo que vimos até agora”.

Segundo o pesquisador, esse tipo de areia tem elementos radioativos que se agregam e se deslocam com ela. A areia de Meaípe exala um gás chamado Radônio, que mesmo sendo em mínimas quantidades, pode influenciar na vida das pessoas que ali circulam. Essa influencia é recebida de maneira dinâmica devido às mudanças de sol, umidade e força do vento.

Devido a essas mudanças, desde 2008 os estudos são feitos de duas maneiras. Uma é através da coleta da areia para análise, e a outra é a través de uma torre, que observa constantemente essa influencia do sol, vento e umidade. Todas as análises juntas verificam medidas de parâmetros físicos, químicos e biológicos associados às areias monazíticas.

Um relatório final sobre a situação deve ser apresentado apenas em 2026, mas em maio de 2019, junto a apresentação do primeiro relatório, será realizado um workshop de Cristalografia Aplicada,apresentando detalhes do caso. Os interessados podem conhecer mais sobre a pesquisa no site do grupo de pesquisas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Sempre ouvi falar que as areias das praias do Espírito Santo são radioativas.
    Frequento Praia Grande do munícipio de Fundão no Espírito Santo por 48 anos.
    No final de 2018 fui diagnosticada com um adenocarcinoma de endométrio.
    O fato do aparecimento deste adenocarcinoma pode estar relacionado com a exposição às areias do Espírito Santo?
    Vejo em outras reportagens recentes que o efeito da radiação é benéfico.
    Gostaria de ter melhores explicações do grupo que está estudando sobre esta areia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas