Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Potencial de transferência de Lula para Haddad se estabiliza, diz Ibope

O potencial de transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Fernando Haddad se estabilizou desde a última semana, mostra pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 11.

Entre os eleitores entrevistados pelo instituto, 38% dos consultados disseram que votariam ou poderiam votar em Haddad se Lula declarasse apoio para ele na disputa. Na pesquisa divulgada no último dia 5, esse porcentual era de 39% – dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais.

Na semana passada, o potencial de transferência havia crescido em relação ao dia 20 de agosto, quando o Ibope divulgou pela primeira vez uma sondagem com esse cenário. Na ocasião, Haddad tinha potencial de herdar 27% dos votos apoiado por Lula.

O Ibope foi às ruas entre os dias 8 e 10 de setembro e ouviu 2.002 eleitores aptos a votar nesta eleição. O levantamento foi feito antes, portanto, da oficialização de Haddad como candidato do PT à Presidência, o que ocorreu nesta terça.

Entre o universo de eleitores, 54% das pessoas ouvidas na pesquisa dizem que não votariam em Fernando Haddad de jeito nenhum, diante do apoio de Lula. Esse índice era de 53% na semana anterior. Por outro lado, 23% declara que com certeza votaria no ex-prefeito da capital paulista (era 22%) e 15% afirma que poderia votar (era 17%).

O Ibope ouviu 2.002 eleitores aptos a votar nesta eleição entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018.

Daniel Weterman
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas