Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Porto de Vitória: Rose faz reunião em Brasília para ajustar conclusão das obras

Com as obras de dragagem (remoção de rochas) e derrocagem (remoção de areia) do Porto de Vitória próximas da conclusão, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) e o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Cláudio Santana Montenegro, fizeram nesta quinta-feira (25) uma reunião de ajuste com o secretário Nacional de Portos, Luiz Otávio Campos.

O principal assunto foi a urgência da retirada de 3,5 mil metros cúbicos de rochas e areia restantes do total de um 1,8 milhão de metros cúbicos do projeto original. A ideia é agilizar a execução desta etapa para adiantar ao máximo a ampliação do acesso ao Porto de Vitória. Ao final, o calado do canal de acesso terá 14 metros de profundidade e a bacia de evolução (manobra de navios) outros 13 metros.

A ampliação do acesso do complexo portuário da capital capixaba vai possibilitar o aumento do fluxo de navios de maior porte, com até 70 mil toneladas. Atualmente, o Porto recebe embarcações com o limite de 30 mil toneladas. A modernização, segundo a Codesa, significa aumento de até 60% na movimentação de cargas a granel e a possibilidade de recolocação do Estado no mercado de importação e exportação de veículos.

“Foi uma reunião muito produtiva e as decisões vamos tomar em conjunto. Vamos, realmente, estabelecer daqui para a frente uma proximidade maior com o presidente da Codesa, o Montenegro, para resolver não somente a questão da dragagem, que é o mais importante no momento, o mais imediato”, ressaltou Luiz Otávio.

No encontro também foi tratado sobre a proposta de arrendamento de operações de graneis que abrange o cais de Capuaba, na costa de Vila Velha. A Codesa informou que a medida vai gerar acréscimo de mais de um milhão de toneladas para o Porto de Vitória. Além disso, a o proposta do novo modelo de exploração do Porto Barra do Riacho, em Aracruz, também foi destacado.

“A questão do arrendamento [de graneis], proposta que a Codesa nos traz, é muito importante não só para a Codesa, mas para o Brasil de modo geral, e a até mesmo a condição que nós vamos ter a oportunidade de fazer lá com o novo Porto que é uma decisão técnica, mas também uma decisão política do governo Michel Temer”, reforçou o secretário Nacional de Portos.

Após o encontro, Montenegro se disse satisfeito com o retorno obtido com apoio da senadora Rose de Freitas. “Foi uma reunião muito produtiva para o Porto, nós estamos muito satisfeitos, saímos daqui com uma perspectiva muito boa para os próximos dias e as próximas realizações nesse semestre”, destacou.

Rose, por sua vez, agradeceu o empenho da equipe técnica da Secretaria de Portos. “Quero agradecer mais uma vez a equipe aqui presente, o nosso muito obrigada. O Espírito Santo sempre vai agradecer aqueles que lutam junto conosco”, destacou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas