Obelisco Bra Ita
Foto: Reprodução/Facebook

Uma foto, uma pergunta e milhares de comentários. O que representa o monumento triangular localizado na Praça José Neffa, em Vitória? O post está movimentando o Facebook desde o domingo (12). Dentre as respostas, teorias que vão desde uma homenagem à Maçonaria até a existência de um portal extraterrestre.

Para esclarecer o significado da obra de arte da Enseada do Suá e sanar a polêmica, o ES Hoje procurou informações junto à prefeitura e descobriu seu significado. O Monumento ao Imigrante Italiano é um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.

Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica foi erguida na Praça da Itália, local que recebeu essa denominação em 1992. Constituída por dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura, a forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória, uma construção que pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas.

À noite, refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela Avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *