Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,234

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONCURSO PÚBLICO – Parte 2

Duas questões têm sido constantemente analisadas pelo poder Judiciário quando se tratam de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) em concurso público: a visão monocular e a surdez unilateral.

No que se refere à visão monocular (visão considerada normal em um dos olhos e cegueira completa no outro), existiram decisões judiciais entendendo que a deficiência visual em apenas um dos olhos não era considerada deficiência física, ainda que nesse olho a capacidade visual fosse zero.

Todavia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), resolveu a questão com a edição de Súmula 377, estabelecendo que o portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes. Para o STJ, em tais situações é lógico que o candidato não pode ser considerado plenamente capaz, razão pela qual faz jus a disputas as vagas reservas as PNE’s.

De modo semelhante, no que se refere a surdez unilateral, existiam entendimentos de juristas no sentido de que deficiência auditiva é somente a perda ou redução de capacidade em ambos os ouvidos, em caráter definitivo.

Já neste caso, o STJ teve entendimento diferente, representado pela Súmula 552, segundo a qual o portador de surdez unilateral não se qualifica como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos.

Apesar de receber muitas críticas, STJ se baseou em Decreto Federal, segundo o qual só é considerada deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais de capacidade auditiva.

Em resumo: surdez unilateral não é considerada deficiência física para fins de concurso público, mas cegueira unilateral é sim considerada deficiência para esse fim.

 

Mario Augusto Teixeira

Advogado da Gonçalves Advogados Associados

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Vale salientar que o Estado do ES é o pioneiro em classificar a visão monocular como lei. Esse assunto é muito importante ser discutido, com a sociedade pois os portadores de visão monocular acabam comprometendo o olho ‘NORMAL’.
    Muitos de nós já não somos normais do olho bom.
    Eu tenho toxoplasmose em ambos olhos e nos últimos 5 anos venho me adaptando com as minhas novas lesões no olho que era normal.
    Vejo que o mais importante no momento é a prioridade nos atendimento no SUS. Caso contrário o número de cego total no Brasil pode aumentar consideravelmente.
    Para aqueles que buscam informações sobre o assunto, sugiro que busque nas redes sociais : A.B.D.V.M.
    Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular e o Censo monocular Brasil

    http://www.visaomonocular.org/colabore.asp
    https://m.facebook.com/profile.php?id=100010083908012&slog=18&seq=1731474700&rk=2&st=user&fbtype=2048&fref=search

    ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

    LEI Nº 8.775

    Classifica a visão monocular como deficiência visual.

    O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faço saber que a Assembléia Legislativa aprovou, o Governador do Estado, nos termos do artigo 66, § 1º da Constituição Estadual sancionou, e eu, Guerino Zanon, seu Presidente, nos termos do § 7º do mesmo artigo, promulgo a seguinte Lei:

    Art. 1º Fica classificada como deficiência visual a visão monocular.

    Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Palácio Domingos Martins, 17 de dezembro de 2007.

    GUERINO ZANON
    Presidente

    (Publicado no DOE – 18.12.2007)
    Este texto não substitui publicado DOE.

  2. E uma merda ter um olho só. Tudo é mais difícil e vem um filho da putas falando q e normal. O pescoço dói de tanto ficar encarnado, carteira não pode ser profissional, forças armadas não aceitam,Pra dirigir e estacionar e muito mais difícil. As pessoas têm preconceito, mando um monte de gente tomar naquele lugar por falta de entendimento . Perdi a paciência com pessoas que caçoam de minha deficiência. E no meu caso pra piorar ainda tive paralisia braquial ao nascer e parece que meu ombro esquerdo está pendurado.
    Queria mesmo e um remédio pra morrer sem sentir dor, se alguém puder me indicar um eu agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas