teste_facebookSe você é uma daquelas pessoas que adora realizar testes no Facebook, é melhor ficar esperto. O teste “com qual celebridade você se parece” pode fazer com que suas informações pessoais do Facebook sejam expostas na internet.
A ameaça foi identificada por especialistas de segurança da Kaspersky Lab. O popular teste solicita o acesso ao Facebook do usuário para publicar o resultado. O problema é que a empresa Vonvon, responsável pela aplicação, consegue acesso também às informações do perfil, como nome, idade, local de trabalho, lista de amigos, endereço de e-mail, entre outras.
De posse desses dados, a empresa poderá usá-los para promover produtos via e-mail e para outros propósitos de marketing que não são identificados claramente no contrato aceito pelo usuário ao autorizar o acesso à rede social. Para piorar, os dados ainda podem ser transferidos para outras empresas ou indivíduos com o objetivo de “otimizar seus serviços e funcionamento do site”.
Com isso, a indicação é ler atentamente os contratos e entender as implicações de cada um deles. Vale destacar ainda que é preciso manter o alerta ligado para variações desse mesmo teste, como o “Com qual famoso você se parece”, e o “Com qual ator você se parece”, por exemplo.
Já fiz o teste e agora?
Se você já realizou esse teste em alguma ocasião, não há muito o que possa ser feito já que a empresa já conseguiu coletar os seus dados anteriormente. O melhor a fazer agora é trocar suas senhas e ocultar dados que você não quer que sejam revelados para pessoas desconhecidas. Outra dica é verificar frequentemente as configurações de aplicativos que estão atrelados ao Facebook e eliminar os que não estão sendo utilizados.
Poucos leem os contratos
Segundo a pesquisa “Você é um especialista em cibernética?” da Kaspersky Lab, 63% dos entrevistados dizem não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo no dispositivo e uma em cada cinco pessoas ainda afirmaram que apenas clicam em “Próximo e “Concordo” na hora de realizar alguma instalação.
Por: Olhar Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *