Dólar Em alta
5,166
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,166

População comparece a mutirão de vacinação em ginásio de Vila Velha

IMG-20170303-WA0022Nesta sexta-feira (3), os moradores de Vila Velha ganharam mais um local para se vacinar contra a febre amarela. O mutirão no ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, tem por objetivo vacinar cerca de duas mil pessoas até às 15h. De 20 em 20, eles eram chamados a quadro para se imunizar.

Pela manhã, a fila dava uma volta no campo de futebol, a cerca de 500 metros. Mas até as 11h30, 1150 pessoas já tinham sido vacinadas e muita gente aguardava nas arquibancadas.  A dona de casa Janaína dos Santos esperava com os três filhos de 7, 11 e 16 anos. “Vim 9h10 e a fila estava muito grande. Fui em casa pegar as crianças e a fila já estava menor. Peguei o número 1446 a 1450. Está rápido. Trouxe água e biscoito”.

A também dona de casa Rita Carvalho chegou com o filho as 8h30 e quase ficou sem senha. “Tinha acabado, ficamos aguardando até as 8h50 por novas senhas. Na quarta-feira fui ao posto da Glória, antes das 7h, e não consegui. Ontem passei por lá de novo, a fila estava pequena, tentei aproveitar. Mas avisaram que só teria hoje, e eu vim pra cá. Nem trouxe nada, mas está perto. Sou a 1057, está na 1050”.

IMG-20170303-WA0062A vendedora Claudineia Pedro Liberalino chegou às 9h e quase desistiu. “Achei que seria difícil. Porque a fila estava grande. Mas andou rápido, a pessoa pegava a senha e entrava. Pensei em desistir, mas quem vem, não pode fazer isso. Trás água, um lanche, senta e aguarda. Trás um banquinho para sentar”.

Junto com ela estava a auxiliar de Serviços Gerais Aparecida Crispim. “Demorou uma meia hora até pegar a senha. Aqui só sentado e tendo paciência. Tem uma sobra para comer alguma coisa. Amanhã vai estar pior. Preferi vir hoje!”.

Anne Eliza Nascimento é autônoma e estava desde as 6h tentando se vacinar. “Passei por aqui 5h40 e tinha uma fila gigantesca, dando volta. Fui até Araçás, mas só tinham 100 fichas e uma fila com mais de 200 pessoas, sem nenhum aviso. Esperei até 8h, quando começou a redistribuição. Mesmo assim, não consegui. Aqui peguei a senha 1037 após as 9h. Vou ficar até conseguir, eles garantiram população vacinada até às 15h”.

Já o Metalúrgico Leandro Valbuza se vacinou e trabalhava como voluntário para ajudar. Já tinha cadastrado 13 pessoas. “Pensei em ajudar, já que estava aqui, vacinado e esperando”.

O mutirão acontece de novo no Ginásio do Tartarugão no próximo sábado (4), a partir das 8h, A Prefeitura de Vila Velha fixou a meta de atingir 100% de cobertura vacinal contra a febre amarela no final deste mês. De acordo com o planejamento montado pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semas), a mobilização, que inclui os mutirões, vai permitir que sejam imunizados entre 15 a 20 mil pessoas. Outras 17 unidades de saúde tem a meta de vacinar entre 10 mil e 15 mil por dia.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas