Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

População capixaba já pode cadastrar celular para receber alertas meteorológicos

Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil.
Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil.

Começou a valer, nesta segunda-feira (18), os avisos pelo celular alertas da Defesa Civil em caso de desastres naturais, como inundações, deslizamentos e vendavais. O serviço é gratuito. A população do Espírito Santo, bem como dos estados de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul  já pode se cadastrar, enviando uma mensagem de SMS para 40199 informando apenas o número do CEP.

Como o período de verão traz consigo muitos transtornos, essa é uma forma simples, de estar informado dos possíveis riscos. Esta é uma iniciativa da Defesa Civil Nacional do Ministério da Integração. Até o mês de março de 2018, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal oferecerão o serviço.

Inédito no país, o sistema oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomar providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres. Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná.

Mais de 1 milhão de usuários já optaram por receber os alertas, em um processo bastante simples. O Japão, país que convive com variedade de desastres naturais, começou a utilizar os alertas em 2007. Agora, Japão e Brasil mantêm parceria para troca de conhecimento.

alerta1Orientações de como receber os alertas

O serviço é gratuito, portanto as mensagens podem ser enviadas e recebidas sem crédito e sem acesso à internet, e depende apenas do cadastramento do cidadão com interesse em receber os alertas de emergência.

O cadastramento poderá ser feito de duas maneiras:

1.    Quando o serviço for disponibilizado num município, o usuário do SMP daquele município receberá uma mensagem de texto (SMS) do número 40199 convidando-o a se cadastrar. Neste caso, basta o usuário responder à mensagem com o(s) CEP(s) – Código de Endereçamento Postal – das regiões de seu interesse. Não há limite de quantidade de CEPs distintos por usuário.

2.    Se o usuário, por algum motivo, não receber a mensagem de texto (SMS) informando sobre o início da fase de cadastramento, ele poderá, a qualquer momento, enviar uma mensagem de texto (SMS) ao número 40199 com os CEPs de interesse. Em ambos os casos, o usuário receberá uma resposta via mensagem de texto (SMS) indicando se o cadastramento foi realizado com sucesso

Como enviar o CEP de cadastramento
Para se cadastrar o usuário deve responder ao SMS da Defesa Civil (40199), ou  enviar o SMS para a Defesa Civil (40199), com apenas o  número do CEP com oito dígitos, com ou sem hífen, com ou sem ponto, conforme os exemplos abaixo.

  • 71680357
  • 71680-357
  • 71.680357
  • 71.680-357

Mensagens de resposta ao Cadastramento
Caso o usuário informe o CEP corretamente e em uma região onde o serviço já esteja disponível, ele será cadastrado e receberá a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”  

Caso o usuário informe uma mensagem com o CEP em um formato incorreto, ou outro texto diferente de CEP válido (exemplos: CEP inexistente, menos de 8 dígitos, mais de 8 dígitos, qualquer texto etc), ele não será cadastrado e receberá a seguinte mensagem: “Cadastro não realizado. Formato invalido do CEP. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hifens”

Caso o usuário informe o CEP de uma região não habilitada, ele não será cadastrado e receberá a seguinte mensagem: “Cadastro não realizado. CEP fora da região atendida. Aguarde novas orientações quando sua região for coberta pelo serviço”  

Caso o usuário queira cadastrar mais de um CEP deverá enviar um de cada vez, por SMS, para o número 40199. Não há limite de quantidade de CEP por número de celular.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas