Dólar Em baixa
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,132

Polo de Zona Franca capixaba será em Cariacica a partir de outubro

g_2012-armazem-geral-aerea-tercapor Esthefany Mesquita

A partir de outubro o Espírito Santo terá um polo de distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus (ZFM) em pleno funcionamento. O empreendimento será localizado em Cariacica, abrirá 120 vagas de emprego e vai movimentar quase R$2 milhões, segundo anunciou o Governo estadual na manhã desta terça-feira (18).

O entreposto está localizado no armazém da Terca, empresa que venceu licitação realizada pelo Governo do Amazonas, após protocolo firmado com o Governo do Estado para instalar um polo da ZFM em território capixaba. De acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, à chegada do centro de distribuição vai gerar empregos e ativar a economia. Ele informou que o centro está ligado as áreas de logística e comércio atacadista do estado. “A princípio serão 30 empregos diretos mais 90 indiretos. Aqui poderá ser uma atração de novas empresas e projetos. Futuramente, a zona franca será um local de atração, já que está ela está ligada ao comércio atacadista de vendas com potencial para gerar novos empregos e renda”, informou.

O intuito é manter o modelo de Manaus livre de impostos, e segundo o presidente do grupo Cotia, Eduardo Mangabeira, a chegada do centro de distribuição é um momento de oportunidades. “Como funcionará em Cariacica, o público de lá será privilegiado na hora da contratação para as necessidades iniciais, a mão de obra local terá destaca”, esclareceu.

Além dos empregos na própria distribuidora, serão beneficiados também produtividade portuária e o transporte de carga do estado, de acordo com Azevedo. Ele informou ainda que uma das formas de receber a carga vinda de Manaus é por meio de navio que irá aportar diretamente em Vitória.  “Fomos escolhidos pela nossa posição geográfica e condições que o estado oferece ao sudeste brasileiro e sul pra regiões de influência, será um grande momento de crescimento para nós”, contou o secretário Estadual.

Com a criação do polo da Zona Franca no Estado, o Espírito Santo ganhará movimentação portuária, aérea, de serviços de armazenagem e de transporte de cargas, mantendo e ampliando a geração de negócios, impostos, empregos e renda. Os produtos industrializados na ZFM serão remetidos ao armazém capixaba, em Cariacica, com suspensão do ICMS, para daqui serem destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou à exportação.

O Polo Industrial de Manaus completou 50 anos em 28 de fevereiro de 2017. Em 2014, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 83/2014, que prorroga os incentivos fiscais especiais da ZFM até o ano de 2073.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas