Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Políticas de Segurança Pública é debatido no aniversário do Estado Presente

Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/05/27/1_evento_de_seguran__a_publica-71005.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5384ea9449acc', 'cd_midia':71001, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/05/27/evento_de_seguran__a_publica-71001.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Romero Mendonça/Secom', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Left'}Para envolver a sociedade civil na discussão sobre as políticas de Segurança Pública, foi realizado o segundo dia do primeiro Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã, na manhã desta terça-feira (27), no Centro de Convenções de Vitória, Santa Lúcia. O encontro faz parte da comemoração aos três anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O encontro contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Com quatro mesas para diálogo, palestras de nomes como Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de Nívio Nascimento, oficial de programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC Brasil) e Gary Stannet, CEO da Active Communities Network.
Serão debatidos assuntos estratégicos no campo da segurança pública como a prevenção social da violência, o controle de armas e munições no Brasil e sua correlação com a violência letal, a produção de indicadores na segurança pública: transparência e mensuração de desempenho e como conciliar aparente conflito entre direitos fundamentais.
“Precisamos construir um novo modelo de segurança pública, que envolva todos os setores da sociedade, tendo como foco o enfrentamento social à criminalidade e a prevenção à violência com caráter transformador”, defende o secretário de Estado Extraordinário de Ação Estratégica, Álvaro Duboc.
O primeiro dia do Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã aconteceu nesta segunda (26), no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória e contou com a palestra do assessor regional de Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para América Latina e Caribe, Daniel Luz.
De acordo com o assessor do PNUD, o número de homicídios na região de São Pedro, reduziu 50%. Durante a palestra Daniel informou que em 2009 foram registrados 39 homicídios, após a implantação do projeto desenvolvido pela ONU, em 2012 o número caiu para 16. Ele contou ainda, que ações sociais que envolvem esporte, educação, cultura e lazer e a aproximação entre órgãos públicos e comunidade, são as principais justificativas para redução do índice.
Segundo o oficial do Programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Nívio Nascimento, mais 14 municípios do Espírito Santo receberão o projeto. “Na minha palestra eu vou falar sobre como monitorar a ação policial nesses territórios específicos, não acho que existe uma fórmula mágica, e sim, a evolução através de diálogos. Temos a necessidade de ter políticas intersetoriais, com participação não apenas de órgãos públicos e policias, precisamos de todos no combate à criminalidade”, explicou.
“O melhor procedimento a ser usado é sempre o diálogo”, afirmou Joel Lyrio, chefe do Departamento de Polícia Civil, ao falar sobre a importância de se realizar eventos a respeito de políticas públicas de segurança dos cidadãos desenvolvidas no Estado.
Programa Estado Presente
A realização do evento faz parte da comemoração aos três anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em maio de 2011, o Governo do Espírito Santo lançou o Estado Presente com o objetivo principal de priorizar a redução de homicídios por meio de estratégias específicas para cada organização policial e o desenvolvimento de ações e projetos com ênfase na prevenção da violência, fortalecimento da rede de proteção social e melhoria do acesso aos serviços disponíveis em favor de populações historicamente desassistidas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas