por Esthefany Mesquita

“O resultado acaba sendo negativo para população. Não faz sentido manter, forçar alguém que não quer estar na corporação. Não é inteligente segurar um militar que não veste a camisa”. A afirmação é do presidente da Associação de Cabos e Soldados da Policia e Bombeiro Militar-ES (ACS), o sargento Renato Martins Conceição, ao falar sobre o pedido de “demissão” dos militares. Insatisfeitos com o trabalho, eles estão buscando a baixa.

De acordo com a entidade, são militares que não estão satisfeitos com a remuneração e a falta de auxílio por parte da corporação. Um militar que não quis ser identificado recebeu uma proposta de emprego no exterior pra ganhar até três vezes mais do que ganha hoje na Polícia – em início de carreira o valor do salário é de aproximadamente R$2,6mil -, porém, a baixa foi negada.

“Eu já tinha o interesse em sair antes, procurar algo melhor já que não tenho perspectiva de carreira lá dentro com a nova legislação, dificilmente vai ocorrer promoção. Foi aí que surgiu essa oportunidade, e não posso ir porque tive meu pedido negado. Fiz o concurso para ter uma vida melhor e servir a sociedade, mas não sair quando queremos não é legal, a constituição diz que temos direito de ser livres e isso não está acontecendo”, contou.

Segundo o militar ele entrou na corporação em 2009, o reengajamento foi realizado em 2015, mas para conseguir sair ele só pode fazer um novo pedido no final de 2017. “Somos submetidos ao estatuto, isso é injusto. Quero buscar algo melhor pra mim e minha família e não posso. Assim que der o tempo eu vou fazer um novo pedido”, disse. Além dele, outros quatro soldados querem deixar a corporação, sem sucesso.

O sargento Martins Conceição esclareceu que há um tempo mínimo de serviço para um militar poder sair. “Antes de dois anos de engajamento não pode sair. Ao completar dois anos é feito o reengajamento e é obrigatório ficar metade do período para qual se obrigou a servir”, explicou.

Ainda segundo o sargento, o reengajamento é feito por meio de exames, normalmente pago pelos próprios militares. “Não tem assistência de saúde de qualidade, a assistência médica e odontológica que temos direito ao entrar na corporação só têm mesmo a estrutura, falta médicos e não tem especialista”, relatou.

O presidente da ACS completa dizendo que mesmo que o PM não tenha o tempo mínimo, não há motivos para que a Polícia mantenha esses profissionais na equipe se não é o desejo deles. “Tenho conhecimento apenas de PMs que não cumpriram tempo mínimo, contudo, não há razões que justifiquem esta obrigação. Uma administração moderna e eficaz jamais manterá em seus quadros aqueles que não manifestam mais vontade em servir. Haja vista que as inspeções de saúde em sua maioria são custeadas pelo próprio militar. Especialistas, há tempo, não são oferecidos pelo HPM. Ou seja, não tem argumento de prejuízo financeiro ao governo”, afirmou.

Segundo a Polícia Militar, para o servidor receber baixa é feito a verificação dos requisitos. “A legislação que o descreve é o Estatuto da PMES. Sendo assim é necessário avaliar a situação do pedinte, o tempo que ele tem de trabalho. Haja vista que o Estatuto prescreve que o pedido poderá ser concedido à praça que tenha completado o tempo inicial obrigatório de dois anos contados da incorporação, ou que esteja engajado oi reengajado conte no mínimo a metade do tempo de serviço a que se obrigou a servir”, informou por meio de nota.

Sobre as críticas quanto a falta de especialistas e más condições no Hospital da Polícia Militar, a assessoria não se pronunciou.

Cometários

  1. Engraçado meu sonho ser polícia em 2009 fiquei como 7º suplente na primeira semana houveram desistências e não chamaram os suplentes e fiquei de fora se esses caras não queriam estar lá pq entraram? Tirando a vaga de quem queria por vocação…

    1. 2009 ate 2015 são 6 anos meu caro. (Sem entrar no detalhe que não houve reajuste salarial)
      Leve em consideração que a vocação de muitos é poder fazer o bem e a diferença como o Policial Militar faz, porém satisfação e orgulho da profissão não pagam as contas e muito menos te traz qualidade de vida.

    2. Tirando vaga não amigao. Se vc não foi competente o suficiente para passar não associe o seu fracasso com o sucesso de outros. Cada um têm o direito de fazer o que quiser. Esse discurso seu não tem fundamento. Cada policial entra para a instituição com uma mentalidade, e com um objetivo e isso não é ilegal nem imoral. Assim como qualquer trabalhador que decide ou não se quer continuar em uma empresa de acordo com a sua conveniência. Estude mais e da próxima vez talvez vc tenha a sorte honrosa de servir a briosa e aí terá ou não outras opiniões, e amadurecerá a sua vocação. Abcs

    3. Vc entra pensando em melhorias, apesar de saber quanto ia ganhar. No entanto, depois la dentro, nao é oque te falaram e oque vc vive. Então meu amigo, so resta vc procurar o melhor para vc e sua família, pois ninguém é obrigado a ficar onde nao quer.

    4. Ele serviu de 2009 a 2017 (8anos) e diante das condições (desfavoráveis) oferecidas pelo estado optou por buscar uma nova carreira que atendesse as suas expectativas e as necessidades de sua familia. Vc eh o tipo de pessoa que teria desistido ja no curso de formação.

    5. No início eles queriam estar lá tanto quanto vc, mas lá dentro viram que a realidade era diferente, portanto, em vez de criticar estude mais no próximo concurso.

    6. ninguém tirou sua vaga não, ninguém tem culpa se vc não estudou o suficiente pra passar na prova. Se você tivesse entrado, seria mais um dos muitos que estão reclamando e com razão, insatisfeitos com essa má administração da pmes.

    7. Quantos anos vc tem? Nunca passou por situação em que vc tomou uma decisão que com o tempo não se mostrou a melhor ou mais adequada? Em 2009 eles(PM) tinham expectativas de ascensão profissional, salarial e hoje não existe sequer possibilidades de ajuste ordenado pela Constituição. A inflação e, consequentemente , os preços lá em cima e o salário lá embaixo. De forma alguma devemos nos acostumar e aceitar o pior, temos que correr atrás do que é melhor pra nós e para os nossos. #forçapmes

    8. Engraçado que em 2009 eram 600 vagas, mas entraram quase 1000 (mil), se mesmo assim vc não conseguiu entrar é pq esse não era seu sonho, se fosse vc teria estudado o mínimo e passado. Culpar os outro pela sua incompetência é demais!

    9. E porque eles pensavam em estar entrando para uma instituição que honrase seus membros e não uma que joga-se eles na lama como fez o governador do estado juntamente com a corja toda não é culpa deles não amigo tudo isto que está acontecendo e culpa do Paulo artung

  2. Ninguém entra para polícia por vocação,mas por falta de opção de emprego com o Passat do tempo tem gente que passa a gostar de policial e fazer coisas boas a sociedade,porém com o salário que o governo está pagando fica difícil permanecer e quem tem oportunidade de melhorias tem que pedir para sair mesmo e esse comando tem por obrigação liberar quem não está satisfeito, até porque esse comando está tentando de todas as formas demitir vários polícias e não está respeitando tempo de engajamento ou reenganjamento.viva a liberdade BRASIL

  3. Pela reportagem ele queria sim! E serviu e prestou bons serviços à população, o problema é a intransigência desse governo, a falta de perspectiva na carreira, e outros fatores subsequentes que fazem com que até mesmo os muitos que eram extremamente vocacionados se sintam desamparados pela instituição.
    Então caro Ronyelsen, a situação não é assim como acha, estando dentro vc percebe as verdadeiras mazelas tanto sociais quanto institucionais. E certamente se vc tivesse entrado no Cfsd 2009 tbm estaria se sentindo igual a todos nós!

  4. De 2009 pra cá houve 4 ou 5 concursos, mais de 4mil vagas. Esses caras que fazem o concurso e nao passam, ficam gorando e criticando quem se preparou para ser aprovado. Existe hoje uma grande migração intelectual na PM ES. Existe tambem que muitos jovens entram para corporação para usá-la de trampolim ( pagar faculdade, estudar para concursos ou cargos melhores) isso nao é ilegal e nem imoral.
    Vocação, sangue no olho, vibração etc… Não paga as contas, nao proporciona uma vida digna para a nossa família. Se nao houver valorização do profissional de segurança perderemos muitos talentos e quem mais sofre com isso é a sociedade como sempre.

  5. Meu caro, passa primeiro, banca o curso, encare a realidade das ruas e as barreiras do ambiente interno&externo e só depois fundamente sua argumentação(com conhecimento de causa). Enquanto isso não acontece vai se preparar mais por que a sociedade ainda precisa de idiotas fardados que sejam cegos, surdos e mudos. Alguns depois de fevereiro passaram a enxergar, ouvir e falar e esse é o grande problema. Muitos tem medo da ditadura mas o que esse governo faz é pior que ditadura , bandidos de terno que pregam uma falsa democracia, um teatro onde a ditadura é fichinha perto da manipulação de noticias e informações. Os jornais e televisões veiculam o que o sistema quer e não a verdade. Todo pm hoje sabe disso.

  6. Queria buscar o melhor, tinha vontade de ser PM, lá dentro é tudo diferente etc…
    Sempre as mesmas desculpas e queixas.
    Só lêem o edital e olhe lá, quando alguém quer entrar numa empresa garanto que a primeira coisa que faz é procurar saber se LA DENTRO é de fato satisfatório ou não para depois entregar um currículo.
    Pois bem, quem ouviu dizer ou sonhou algum dia que ser PM era um mar de rosas, porque não foram conversar com policiais para saber de fato se vale a pena ou não entrar, porque não leram o estatuto?
    Tenho 37 anos de idade e nesse tempo de vida eu conheci muitos policiais e nunca nenhum deles disse que era um trabalho fácil, as midias estão constantemente expondo as adversidades que nossos policiais enfrentam e agora vêem dizer que foi um engano, me polpem, e aqueles que acham que só por ter vocação não precise ser avaliado, também me polpem, vocês vivem em que mundo, Alice no país das maravilhas?

    1. Amigo,meu marido passou 25 anos,ja no final ele havia mudado,seu semblante,suas emoções era tudo diferente,em casa viva trancado dentro d um quarto,só saia pra almoçar e olhe lá,sem entender muito depois procurei saber direitinho,muita ameaças d morte,não só por bandido e sim um ou outro policial envolvido com coisas errada e ele como sargento não aceitava comunicava aos oficiais,enfim ainda d serviço deram alguns tiros nele graças a DEUS não acertou apenas perfurou o portão da base onde ele estava,foi feito o comunicado ao oficial de dia que até hj ainda esperamos por ele,meu marido passou por um tratamento c/ psiquiatra e atesteou esquizofrenia,faz tratamento ha 5 anos c/ vários tipos d medicamento controlado,isolado dentro d casa,não sai,é difícil,saiu sem tirar licença prêmio tive que colocar na justiça como curadora dele pois foi interditado,não pode dirigir,usar arma e foi reformado com o mesmo salário onde tive também q ajuizar uma ação pelas licenças e o salário,ainda esperamos respostas e com salário atrasado,mesmo assim não me rendo e apoio “SUSTENTA”

  7. Se VC não teve competência para ser aprovado em um concurso, não ponha a culpa nos outros pelos seu fracasso, e como VC MSM disse , existiram várias desistência, se o governo decidiu não chamar alguém que não estava apto intelectualmente a culpa não é do militar, procure saber quem era o governador em 2009 e mande uma reclamação pra ele em três vias.

  8. Esse comentário desse babaca de que o colega tirou a vaga, isso é desculpa de perdedor, pois penso que se ele não conseguiu entrar na briosa até hoje é porque não teve competência e nem estudou o suficiente para passar, desde a época que ficou de suplente até hoje ci passaram 8 anos, Ci conseguiu entrar é porque não teve capacidade, agora vem um merda falar que o colega tirou a vaga dele, vai para casa é continue estudando, quem sabe talvez um dia ele consiga passar em algum concurso, porque na Briosa esse mané não aguentaria nem o curso todo….

  9. Eh aquilo meu amigo… ele conquistou a vaga, ninguém tira o que eh seu…. Se eh seu conquiste!!! Eu larguei coisa melhor pra ser Soldado da PM… meu eh policial então entrando na Polícia realizei meu sonho de infância…. mas se a criança que sonhava soubesse o descaso e a desvalorização que passamos… ela me permitiria buscar algo melhor para mim e para minha família…. fico sonhando com a possibilidade de melhorar e eu não precisar pedir baixa… mas da maneira que segue… terei que fazer isso!! E saiba não existe isso de estabilidade financeira…. PMES eh orgulho, vontade e sonho!!! A única coisa que queremos eh seguir nossa carreira realizando nosso sonho… mas isso está se acabando com esse governo!!! Até para mim…. eh uma merda nossa atual situação e hoje também estou com pedido de baixa negado. Mas tudo em seu tempo…. espero que melhore a situação é eu possa voltar a ter alegria e prazer em trabalhar!!!
    Um abraço para os irmãos heróis da PMES!!! Força e Honra!!

  10. Também tinha um grande sonho de se PM e servir a sociedade, mas quando vi a verdadeira realidade de perto com amigos que são, não me via mas. Acho que toda profissão, tem que haver um profissional com vocação e que goste do que faz. Por isso, que valorizo esses combatentes, que dão a vida por nos,e que nossos governantes paguem um salário justo e digno para eles.Hoje estou formado, já sou um contador em inicio de carreira, ganho um salário bacana ,e deslumbro e batalho para almejar um cargo de Auditor da Receita federal que o salario chega mais de 30000,00 . Se perguntarem para mim se eu amo minha profissão estarei mentindo, mas convenci a minha mente que o salario de um auditor fara toda diferença e minha vida.

  11. Companheiros Boa noite !!! Sou o SGT RR ANDRADE. Inclui na PMES em 1983 , naquela época não havia muitas opções. Tinha 18Anos e muita vontade de vencer na vida , e ajudar minha Querida Mãe , hoje com 86 Anos , minha maior incentivadora. Mas , até ela não compreende o Tsunami de INVERSÃO de valores que acontece hoje , principalmente em se tratando de nós Policiais : PM , PC e porque não GM , Agentes de segurança, que estão em contato direto com a Marginalidade cada vez mais ousada e melhor armada que Nós!!!! Estamos morrendo no confronto com esses Bandidos, como o CbPM MARCOS , de Sta.Margarida em MG . Mas é preciso compreender que Nós somos um ELEFANTE amarrados em Pés de Alface. Precisamos apenas de Coragem pra dar um Basta NISSO TUDO. NÃO ACHAR QUE PEDINDO BAIXA o problema será resolvido , Engano , pois os que ficarem terão que Administrar uma polícia fraca , falida e sem CORAGEM PRA REAGIR . Portanto Façam como meu Filho , FIQUEM E LUTEM ATÉ O ÚLTIMO CARTUCHO . Somos como Uma Manada de Porcos Espinhosos no FRIO ou Estando acuados , vamos nos Unir e Abaixar os Espinhos .Precisamos uns dos outros para VENCERMOS !! E lá na frente a Historia vai cobrar da Consciência de Cada um . Aí será TARDE !!!!! Sempre encinei o SD Andrade a ser HOMEM de Caráter. E nunca , se acovardar diante do perigo ou do mais forte . Seja Digno e Honesto que DEUS TE GUIARÁ !!!!! NÃO TENHA MEDO . VOCÊ É AUTORIDADE CONSTITUÍDA POR DEUS : Está lá em Rm.13 – 1 à 15 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *