Dólar Em alta
5,247
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,247

Polícia Militar vai adquirir 500 smartphones para auxiliar no patrulhamento diário

pm
Foto: Frederick Borges

O uso da tecnologia no combate ao crime no Espírito Santo tem sido uma ferramenta estratégica adotada pela Polícia Militar. Este recurso será ampliado a partir dos próximos meses, através da aquisição de 500 novos smartphones que serão distribuídos para policiais militares que atuam no patrulhamento ordinário da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Com o uso dos celulares, será possível acessar o aplicativo Baon (Batalhão Online) de forma remota. A ferramenta disponibiliza suporte ao policial militar durante o patrulhamento ordinário, oferecendo metas a serem cumpridas em seu turno de serviço. Entre as missões estão a abordagens a coletivos, táxis e outros veículos, visitas ao comércio, cercos táticos, pontos de bloqueio, dentre outros.

As metas cumpridas são registradas no sistema, alimentando as estatísticas que norteiam o planejamento de ações de segurança da Polícia Militar. O sistema digital permite que o comando das unidades operacionais potencialize as condutas das equipes de serviço. “Nosso objetivo é reduzir os índices de homicídio e os crimes contra o patrimônio”, explicou o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho.

A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que prevê a evolução do sistema para outras funcionalidades. Segundo o diretor da DTIC, coronel Sergio Pereira Ferreira, a expectativa é que nos próximos meses seja possível integrar os celulares ao sistema do Ciodes, o 190.

“Será uma grande evolução no trabalho da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Segurança (Sesp), pois possibilita a redução do tempo de atendimento das ocorrências, permitindo o despacho de ações pelo celular, no próprio setor de atuação”, destacou.

O teste com o aplicativo foi iniciado em março deste ano na área da 1ª Companhia do 1º Batalhão, em Vitória, e alcançou bons resultados. O capitão Rafael Fernando de Carvalho destacou o avanço no patrulhamento diário através do recebimento das missões de serviço na palma da mão.

“Com o smartphone é possível reduzir o tempo de atendimento das ocorrências, já que permite o registro das informações no próprio local da ocorrência, disponibilizando assim o recurso operacional de forma estratégica”, frisou.

Além do acesso ao aplicativo Baon, os celulares entregues aos militares permitem a realização de ligações para contato com outros policiais e o acionamento a vítimas de ocorrências, como também a consulta a informações de placas de veículos, nomes de detidos e históricos de ocorrências anteriores.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas