Dólar Em baixa
5,198
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,198

Polícia Civil inaugura espaço para atender vítimas de crime sexual

sala lilas2A Polícia Civil inaugurou, na tarde desta sexta-feira (21), o Espaço Lilás, um local destinado para o atendimento exclusivo de mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência sexual. A solenidade de inauguração aconteceu dentro do Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, onde irá funcionar o novo espaço.

Estiveram presentes o vice-governador do Estado, César Colnago; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social , Nylton Rodrigues; o delegado-geral adjunto Heli Schimitel; o subsecretário de Estado de Integração Institucional, delegado Sérgio Mello; a gerente de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Fernanda Braumer; o diretor do Departamento Médico Legal (DML), Wanderson Lugão.

sala lilas1O delegado-geral adjunto destacou a relevância da implantação do Espaço Lilás. “Com a implantação desse espaço nós vamos oferecer um atendimento especial, lúdico e humanizado para as vítimas que sofreram um abuso”.

Ele também falou sobre a presença da equipe multidisciplinar no local. “O Espaço contará com uma equipe composta por uma médica legista, uma assistente social e uma psicóloga para dar todo o suporte necessário à vítima. Além disso, há ainda uma brinquedoteca, que visa ajudar no atendimento às crianças abusadas ou vai ajudar as crianças a se distraírem enquanto esperam que suas mães ou irmãs sejam atendidas”.

O vice-governador parabenizou a Polícia Civil pela iniciativa. “Um ambiente humanizado para receber pessoas que estão passando por um momento de dor e fragilidade. Parabenizo a Polícia Civil e os demais parceiros pela entrega e pela preocupação em disponibilizar uma equipe feminina para atender com afeto as mulheres que buscam esse serviço”, ressaltou o vice-governador.

Nessa mesma linha, o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, também falou sobre a importância do novo espaço. “As mulheres e outras pessoas que procurarem o lugar terão um atendimento com amor, digno. A Polícia Civil está de parabéns por essa inauguração”, afirmou.

Já o diretor do DML falou sobre a expectativa em relação aos atendimentos com o funcionamento do Espaço Lilás. “Realizamos, em média, 120 atendimentos por mês, de casos que envolvam violência sexual aqui no DML. Com o Espaço Lilás as vítimas serão mais bem recebidas, pois terão um espaço reservado para aguardar pelo exame de corpo de delito. E esse cuidado é essencial, pois resguarda a dignidade e a privacidade das vítimas, sem contar que evita as situações de revitimização após experiências traumáticas anteriores”, afirmou.

Estrutura

A cor Lilás é um dos símbolos que representa a luta das mulheres pelo fim da violência. O Espaço é composto por três salas: de espera, de acolhimento e de exames. A Sala de Espera possui uma TV, cadeiras e uma pequena brinquedoteca onde as crianças poderão se distrair enquanto aguardam atendimento ou esperam que suas mães ou irmãs sejam atendidas.

Na Sala de Acolhimento é feito o cadastro da vítima, bem como o atendimento por psicólogos ou assistentes sociais com o objetivo de ouvir as vítimas e esclarecer as dúvidas dos procedimentos relativos ao caso.

Já na Sala de Exames o atendimento será realizado por uma médica legista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas