Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Poder Judiciário capixaba retoma as atividades após recesso de fim de ano

Depois do período de Recesso Judiciário, o Poder Judiciário Estadual retornou, nesta segunda-feira (09), com suas atividades. Os serviços nos juízos de primeiro grau e no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já estão disponíveis ao público e advogados. Porém, os prazos processuais permanecem suspensos até o dia 23 deste mês, exceto para as ações criminais.
Além do atendimento físico, os serviços que precisam ser feitos por meio dos sistemas eletrônicos administrativos e judiciais do Poder Judiciário também já estão disponíveis. Os sistemas eletrônicos foram restabelecidos ainda no dia 04 deste mês, devido ao sucesso da Parada Programada nos serviços de Tecnologia da Informação (TI), que visou o aprimoramento do sistema.
As sessões nas Câmaras Cíveis do TJES estão com pautas agendadas para o dia 24 de janeiro, período em que os prazos processuais já estarão normalizados. Já nas Câmaras Criminais, a primeira sessão acontece no dia 25. E o Tribunal Pleno, terá sua primeira sessão no dia 26 de janeiro.
Durante o recesso, o Poder Judiciário funcionou em regime de plantão no período de 20 de dezembro de 2016 a 07 de janeiro deste ano, com atendimentos 24 horas nos juízos de primeiro e segundos graus.
O recesso respeitou, ainda, o Ato Normativo nº 142/2016, que trata do funcionamento do Poder Judiciário do Espírito Santo durante o período de recesso, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 15/12/16.
O que foi feito durante a Parada Programada
A secretária da Tecnologia da Informação, Christine Rossi, explicou que o Sistema de Banco de Dados do TJES era antigo e alguns equipamentos de infraestrutura estavam com contratos próximos a vencer, ficando assim, sem os suportes necessários.
Então, durante a Parada, todos os dados dos Sistemas do Poder Judiciário Estadual foram migrados para equipamentos mais modernos, mais velozes, com suporte técnico dos fornecedores. Além disso, houve manutenção do data center utilizado pela STI, manutenção do gerador, um trabalho feito pela Secretaria de Engenharia, e manutenção no banco de baterias.
A secretária da STI destacou ainda, que uma Parada Preventiva é algo positivo no calendário de rotina de TI, pois os equipamentos ficam defasados e necessitam de manutenção periódica. Portanto, um trabalho desse porte só resulta em benefícios para os usuários dos Sistemas Eletrônicos do Poder Judiciário. A expectativa é uma melhoria na performance das aplicações.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas