Dólar Em alta
5,252
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,252

PM é criticada por abordagem em Porto Canoa, Serra

PM é criticada por abordagem em Porto Canoa, Serra
Foto: Reprodução

Um vídeo que mostra um Polícia Militar capixaba usando da força para deter um jovem em Porto Canoa, na Serra, viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (22).

Moradores e internautas se revoltaram com a ação. Segundo uma testemunha, que não quis se identificar, disse que o jovem não estava com nenhum tipo de droga.

A testemunha afirma que o jovem ficou com os olhos roxos, braços arranhados e a perna enfaixada. Ele teria dado entrada no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.

“Ele não tinha droga nenhuma. Eu não o conhecia, mas estava ao lado dele. Após ser liberada, os policiais trocaram algumas palavras e, quando vi, ele já estava sendo espancado. Isso em praça pública. Imagina se não fosse um local fechado”, afirmou

O Policial que aparece no vídeo é conhecido pelos moradores da região e apontado pela população por agir de forma agressiva com frequência.

“Ele sempre está pela região abusando da força. Está ameaçando todo mundo que está divulgando o vídeo”, contou a testemunha.

Polícia Militar

A Polícia Militar disse, por nota, que o vídeo é referente à abordagem de um menor infrator suspeito de traficar drogas naquela região.

“Ao ser questionado, ele tentou fugir e resistir à prisão, chegando a retirar a arma de um dos policiais que tentava imobilizá-lo”.

A Polícia Militar disse que tem “a obrigação constitucional de preservação da ordem pública, valendo-se de todas as ferramentas legais disponíveis para o cumprimento de suas atribuições, dentre elas, o uso legal e proporcional da força”.

Disse ainda que quando policiais militares são confrontados por criminosos ou suspeitos, são orientados e instruídos a fazer uso proporcional da força, a fim de cessar a resistência ou injusta agressão.

“Resistir a uma prisão é crime (art. 329 do código Penal Brasileiro). Participar de resistência em favor de outro, também é crime. Assim como a desobediência e o desacato”.

Quanto às denúncias de abuso policial, a Polícia Militar informou que as alegações devem ser resolvidas na delegacia para onde o detido foi conduzido.

“Caso seja constatada, de fato, a ilegalidade ou eventual abuso de autoridade, o agente será devidamente responsabilizado. A corregedoria da PMES irá analisar a ocorrência e definir a necessidade de processo apuratório Militar. Principalmente no que se refere a eventuais excessos nos procedimentos de prisão do infrator”, finalizou.

O homem também teria, segundo a Polícia Militar, quebrado a trava do coldre que protege o armamento. Com ele foram apreendidos 13 pinos de cocaína.

O jovem foi encaminhado, junto com a droga, para a Delegacia de Polícia Civil da Serra.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Menor não comete crime entao o art 329 do CP nao cabe a eles, e sim infração penal, e se o coldre e tão fraco acho que a secretaria de segurança pública deveria investir em equipamentos de qualidade, e pelo que se vê no vídeo onde.mostra claramente uso excessivo da força e nao de proporcao e nem moderada haja viata que o memor ja eTava imobilizado nao averia moriboa para impunhadura da arma e muito menos dos goles que foram deferidos no menor .
    Estranho todos q viram inclusive na filmagem de que o mesmo não tinha posse de nenhum entorpecente e na delegacia aparecer…ESTRANHO NEHR
    Sou fã da polícia militar ,acho que tem sim que reprimir a criminalidade mais dessa forma só ir ao causar revolta e afronta, o menor deveria estar em casa com sua família e não naquele local mais independente de seu erro… Não se justifica a força excessiva dos policiais Wallace e Adones que inclusive tem várias queixas de abuso do poder como representantes do serviço de Segurança pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas