Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,234

Pleno do TJES retoma julgamento sobre de auxílio-alimentação a servidores do Estado

Na manhã desta segunda-feira (16), em sessão extraordinária, o Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) deu continuidade ao julgamento do Incidente de Demandas Repetitivas (IRDR) referente ao auxílio-alimentação dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo e que vai definir se o pagamento é devido ou não aos servidores estaduais.

Após o pedido de vista, o Desembargador Manoel Alves Rabelo acompanhou o voto do relator do processo, Desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy. O relator havia explicado que a decisão final do Tribunal Pleno valerá para todos os pedidos dos servidores públicos no que se refere ao auxílio-alimentação.

De acordo com o processo, os servidores recebiam o pagamento dos vencimentos e do auxílio-alimentação. Entretanto, em 2006, o Estado do Espírito Santo alterou a forma de pagamento de vencimentos para subsídios, já incorporando, então, o auxílio-alimentação no total pago aos servidores.

Em seu voto, Desembargador Fernando Bravin destacou que, mesmo o dispositivo de lei, que é alvo do pedido dos servidores, tendo sido declarado inconstitucional, não necessariamente deve ser pago o auxílio-alimentação aos funcionários públicos, que recebem em forma de subsídio.

“Diante da ausência de alegação e por não existir indício de decesso remuneratório, uma vez integrada referida verba à remuneração dos servidores, é descabida a afirmação de inconstitucionalidade na renúncia do auxílio quando da mudança da forma de remuneração, com base na simples premissa de ser verba indenizatória e, por conseguinte, possível a cumulação com o subsídio”, destacou o magistrado.

Após o voto do Desembargador Manoel Alves Rabelo, o decano do Tribunal, Desembargador Adalto Dias Tristão, que ainda não havia votado, também acompanhou o voto do relator do processo. Na sequência, o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa pediu vista dos autos para melhor análise.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas