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Plano de Metas 2018-2020: finanças da prefeitura de Vitória pode ser monitorada pela população

Fonte: PMV
Fonte: PMV

A Prefeitura de Vitória constituiu em seu método de trabalho o “Plano de Metas 2018-2020”. Válido por três anos, ele será monitorado por todo o secretariado municipal e poderá ser acompanhado pela população através do portal. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (16). O objetivo é ampliar a capacidade da administração municipal em executar Programas Estruturantes e Projetos Prioritários e entregar, de forma mais rápida, resultados à sociedade.

“Existe uma frase clássica de gestão que diz o seguinte: ‘quem não mede não gere’. O Plano de Metas é o cenário ideal como referência, tendo em vista o cenário atual. Ligando esses dois pontos, toda a equipe vai trabalhar nas metas para se aproximar o máximo possível do cenário ideal, fazendo com que tenhamos a gestão medida e usando metas, números e valores como referência. Isso faz com que tenhamos um governo voltado para resultados que possam ser percebidos por todos”, destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

A implementação do Plano de Metas é de responsabilidade da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges). A gestão será realizada em conjunto com os três Comitês Estratégicos, constituídos a partir do plano: Social, Eficiência da Gestão e Desenvolvimento Ambiental e Urbano. Eles serão compostos por grupos de secretários municipais.

Comitê Estratégico

As reuniões de Comitê Estratégico acontecerão semanalmente com o objetivo de avaliar o andamento físico e financeiro e os riscos relevantes que podem comprometer o desempenho do Plano de Metas, apontar desafios e propor soluções que subsidiem a decisão do prefeito Luciano Rezende.

Metas

O titular da Seges, Fabrício Gandini, explica que as metas terão um ou mais responsáveis pela sua execução e os programas e projetos terão um gerente responsável. Tudo será estruturado e acompanhado por um sistema vinculado ao Escritório de Projetos.

“O plano será, então, uma poderosa ferramenta de gestão e de controle. Todas as metas, pensadas de forma intersetorial entre as secretarias municipais, demonstram o nosso compromisso em adotar mudanças conceituais sobre como administrar uma cidade, ampliando e garantindo a participação e o acesso da população aos direitos fundamentais a saúde, educação, segurança, assistência social e outras áreas, em um ambiente justo e ambientalmente sustentável”, afirma Gandini.

Ao todo, foram traçadas 58 metas, sendo 31 do Comitê Estratégico Social, 12 do Eficiência da Gestão e 15 do Desenvolvimento Ambiental e Urbano. Todos os programas e projetos serão gerenciados pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos Orientado para Resultados.

Gerenciamento

As metas, os programas e projetos serão estruturados e acompanhados no Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Município de Vitória – Portal de Gestão, que é um sistema informatizado, utilizado para fazer o gerenciamento e o monitoramento estratégico das metas, dos programas e projetos.

“Esse gerenciamento orientado para resultados compreenderá o ciclo de estruturação, pactuação, execução, gerenciamento intensivo e avaliação. Além disso, também foi criado o fluxo diferenciado de processos com o objetivo de dar celeridade aos processos em tramitação na Prefeitura, a partir de duas iniciativas, a Rede de Pontos Focais e o Selo de Priorização”, destaca Gandini.

A Rede de Pontos Focais é constituída por pessoas de referência de órgãos ou entidades do município para dar celeridade aos processos. Já o Selo de Priorização tem o objetivo de identificar os processos referentes às metas e aos seus respectivos programas e projetos e desdobramentos, e dar celeridade no seu trâmite.

Avaliação

Uma Comissão Especial de Análise e Mudança também foi instituída com o objetivo de avaliar as alterações de escopo, cronograma, custo e metas, inclusão e exclusão de projetos, e lançamento para mídias internas e externas de metas, programas e projetos, visando analisar impactos nos custos, prazos, qualidade e oferta de serviços à população.

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