Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

PIB do Espírito Santo volta a crescer após cinco quedas consecutivas

Foto: reprodução/Web
Foto: reprodução/Web

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo fechou o quarto trimestre de 2017 com saldo positivo. Após cinco quedas consecutivas, ele voltou a crescer e pela segunda vez, fechou em 2,3%, comparado ao mesmo período do ano passado, divulgou o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), nesta quarta-feira (14).

O Espírito Santo obteve também desempenho superior ao Brasil, que cresceu apenas 1% no período. No entanto, no índice acumulado em quatro trimestres, o resultado do país foi superior ao do Estado, pois o indicador ainda sofre influência da paralisação das atividades da Samarco, que fez o PIB encolher 14,5% em 2015 e 12,2% em 2016.

Mesmo assim, a diretora de estudos e pesquisas do Instituto, Ana Carolina Giuberti, informou que o crescimento se deve também ao setor metalúrgico. A produção aumentou em relação ao mesmo período do ano passado, o que explica o impacto.

A indústria extrativa apresentou crescimento de 6,5% em relação ao primeiro trimestre de 2016, assim como a indústria de transformação, que cresceu 1,6%. Por outro lado, alimentos e bebidas apresentaram queda, assim como serviços em (6,9%). Segundo Ana Carolina, o crescimento precisa ser generalizado para que se afirme com certeza que a economia está sendo retomada.

“É o segundo trimestre consecutivo de um resultado positivo, e são sinais de que a economia está melhorando. Embora ainda existam muitas incertezas em jogo. Ao mesmo tempo, a taxa de emprego chegou a 14,5%, a mais alta registrada. O sinal é positivo, mas ainda não estamos no verde”.

Sobre a paralisação da PM em fevereiro, que afetou o comércio em cerca de R$  bilhões, a diretora afirmou que o setor representa 14% do PIB, e não se observou um impacto tão grande. A crise econômica nesse setor se deve mais ao fato de o mês ser curto, diminuído ainda mais devido à greve, o que impactou nas vendas.

Não há projeção para o fim do ano, mas segundo a diretora, a expectativa é continuar no patamar de um resultado favorável.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas