Dólar Em baixa
5,198
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,198

PF investiga suspeita de superfaturamento em contratos da Prefeitura de Cariacica

Fonte: Marcelo_Camargo/Agência Brsil_
Fonte: Marcelo_Camargo/Agência Brsil_

A Polícia Federal no Espírito Santo (PF-ES) deflagrou na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Moxuara, com objetivo de combater o superfaturamento dos serviços de manutenção e pequenas obras em unidades de saúde de Cariacica, na Grande Vitória.

A operação contou com a participação de oito Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na secretaria de Infraestrutura de Cariacica e na sede da empresa Engma Construtora e Serviços Ltda.

ENTENDA O CASO

A partir de fiscalização realizada pela CGU foi constatada uma série de irregularidades na execução de serviços de manutenção e pequenas obras realizadas pela empresa Engma Construtora e Serviços Ltda, nas unidades de saúde do município.

A falta de transparência, as deficiências constatadas no acompanhamento e fiscalização das obras e principalmente a expressiva majoração dos valores pagos em relação aos efetivamente contratados consistem em fortes indícios da prática de superfaturamento em contratos custeados pela Prefeitura de Cariacica com verbas federais destinadas à atenção básica à saúde.

As busca realizadas no dia de hoje na Secretaria de Infraestrutura de Cariacica e na sede da Construtora Engma tem como objetivo localizar os registros de controle das obras efetuados pela empresa e pelo ente público, e a partir daí apurar o que foi realmente executado.

CRIMES INVESTIGADOS

Os investigados responderão pelo crime de peculato, previsto no Artigo 312 do Código Penal, cuja pena poderá chegar a 12 (doze) anos de reclusão, e pelas  fraudes licitatórias previstas nos artigos 92 e 93 da Lei das Licitações e cujas penas podem chegar respectivamente a 4 (quatro) e 2 (dois) anos de detenção.

O outro lado

Por nota, a Prefeitura de Cariacica informou que tomou conhecimento das investigações na manhã desta sexta-feira (18) e prontamente se colocou à disposição para contribuir com as investigações da Polícia Federal.  Trata-se de um contrato licitado e contratado em 2011 referente a serviços de manutenção e pequenas obras, sobre o qual será aberta pela Secretaria de Controle e Transparência (Semcont), uma auditoria interna para apuração dos fatos e continuidade da contribuição com a autoridade policial.

 A empresa Engma Construtora e Serviços Ltda ainda não foi localizada para comentar as suspeitas investigadas pela Polícia Federal.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas