Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

PF deflagra operação contra tráfico nos portos de Vitória e mais quatro Estados

Foto: Fred Loureiro / Secom
Foto: Fred Loureiro / Secom

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada desta segunda-feira (09), uma operação em portos de Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Salvador e Suape, em Pernambuco. O objetivo da ação, denominada Antigoon, é desmontar uma quadrilha especializada em enviar cocaína para a Europa por meio de contêineres em navios de carga comerciais.

De acordo com a instituição, 100 agentes da PF cumprem, nos cinco estados, 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.

As investigações duraram um ano, em trabalho realizado em conjunto com a Receita Federal. No período foram apreendidas cerca de quatro toneladas de cocaína. As cargas de drogas seguiriam para portos na Bélgica, Itália; e na Espanha.

Apreensão no ES

No último dia 3 de março, a Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Vitória apreendeu aproximadamente 430 quilos de cocaína dentro de um navio no município. A droga estava em bolsas de viagens dentro de um contêiner de sucata que fazia a rota do Rio de Janeiro para a Bélgica.

Na ocasião, a Polícia Federal investigava a hipótese de a droga pertencer a uma organização criminosa internacional, já que a embarcação saiu do Rio de Janeiro e estava a caminho do Porto de Antuérpia, na Bélgica, uma rota que segundo ele é conhecida e outros casos parecidos já foram registrado

Batismo

A operação foi nomeada como Antigoon em referência a uma lenda sobre a origem do nome da cidade de Antuérpia, na Bélgica, principal destino da droga na Europa. Segundo a lenda, um gigante chamado Antigoon cobrava valores de quem atravessasse o Rio Escalda e cortava uma das mãos daqueles que se recusassem a pagar. Antigoon foi morto por um jovem chamado Brabo, que lhe arrancou a mão e atirou-a ao rio. Daí o nome Antwerpen; do holandês hand (mão) e wearpan (arremessar).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas