Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Pessoas com distúrbio alimentar do sono podem comer sabonetes e até papel higiênico

Certamente você já teve aquela vontade de levantar da cama à noite para atacar a geladeira. Ocasionalmente ter fome durante a noite pode ser normal, principalmente se você não se alimentou direito naquele dia. Mas 2% da população mundial sofre de distúrbio alimentar do sono, fazendo com que essas pessoas despertem de madrugada com uma necessidade incontrolável de consumir algum alimento. E só depois de comer conseguem dormir de novo.

A médica especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que na maioria das vezes os pacientes estão despertos e alguns chegam até a sair de casa para comprar comida se não encontram nada em casa. Mas enquanto alguns pacientes têm consciência total desse evento, outros comem dormindo e é aí que o perigo fica maior. “Muitas vezes, sem encontrar alimentos que saciem sua fome, esses pacientes consomem o que encontram pela frente, ingerindo até produtos de higiene, como sabonetes e papel higiênico”, relata.

E aí é que mora o perigo. Sem saber o que estão fazendo esses pacientes podem sofrer uma intoxicação e colocar sua vida em risco. Além disso, mesmo para quem está totalmente desperto esse distúrbio pode ocasionar problemas de saúde. “Uma boa parcela das pessoas que sofrem de distúrbio alimentar noturno também apresenta obesidade e doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão”, revela a médica.

O distúrbio não tem cura, mas o tratamento deve ser feito em várias frentes. O ideal é focar numa alimentação saudável, deixando na geladeira opções de frutas, legumes e snacks saudáveis para o caso de uma recaída, além da utilização de medicamentos que melhoram a qualidade do sono, diminuindo os despertares durante a noite. “O acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra também é indicado”, recomenda a médica Jéssica Polese.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas