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Pesquisas de opiniões

Na década de 60 trabalhei em pesquisa de opinião para um homem impressionantemente sério, o sociólogo Arthur Rios – Rio de Janeiro – que exigia dos seus comandados um rigor absoluto no campo das pesquisas.

Arthur Rios foi o responsável pela realização do Levantamento Socioeconômico do Estado do Espírito Santo, quando Americo Buaiz era o presidente da Findes. Ali juntaram determinação com vontade de servir, com a mais absoluta seriedade.

Nós, da imprensa, as vezes tomando partido – um grave erro – deixamos de lado o objetivo de informar para diminuir ou denegrir imagens de pessoas ou organizações.

Não é TODA classe política desonesta. É uma minoria mesmo, que não presta, que descerve à democracia, o sistema. Não é toda Justiça volúvel, desacreditada, mas uma minoria; não são todas empresas voltadas para o campo das pesquisas de opinião pública que trabalham com números aleatórios ou fictícios. Temos, por aí, respeitáveis empresas, como IBOP, DataFolha e, no nosso caso particular, no Espírito Santo, a nossa Futura, citando as mais importantes, não se falando na Fundação Getúlio Vargas, IPEIA, etc. Os americanos têm a maior confiança no que diz o seu Pew Research Center (Centro de Pesquisa Americano).

Diz um velho chavão: “Em tempo de guerra, mentira como terra”. A velha história, nos tempos de política da pior espécie, como se faz presentemente no mundo, com a terrível distorção dos fatos através da utilização da internet, onde fica difícil se alcançar os responsáveis pelas notícias mentirosas (fake news).

Distorções em levantamento sociais ocorrem e não se deve creditar às diferenças existentes em levantamentos à má fé, mas sim ao tempo, à hora e ao humor dos entrevistados, já que os levantamentos não são processados no mesmo dia, nos mesmo locais e na mesma hora.

Como dizia Arthur Rios, devemos ser fieis aos fatos, ao que as fontes informam e, qualquer instituto de levantamento de opinião pública precisa preservar sua credibilidade.

Acho que o Brasil precisa de grandes mudanças. Mudanças em tudo, daí a necessidade de se renovar o quadro político e, tal mudanças não se dá abruptamente, do dia para a noite. Leva tempo, daí a necessidade de confiarmos nas informações sérias que nos são transmitidas através dos levantamentos de opinião pública. Os números, lamentavelmente, não metem.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

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