Dólar Em baixa
5,128
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,128

Pesquisadores atualizam mapeamento das áreas de risco em Alegre

mapeamento desastres AlegreO município de Alegre terá uma atualização do mapeamento da vulnerabilidade e das áreas de possíveis desastres naturais. A setorização de risco está sendo realizada desde a última segunda-feira (6), pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que trabalha na identificação de áreas com alta ou muito alta probabilidade de ocorrência de enchentes, inundações ou movimentos de massa. O levantamento, encomendado pelo Governo do Estado, está sendo acompanhado pela Defesa Civil municipal e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e deve estar concluído nos próximos dias.

Até agora, a equipe de geólogos presente no município já visitou três bairros, e um dos que apresentam preocupação é o bairro Vila Alta. “A rua João Bravo nos chamou atenção. Existe um alto risco de movimentação de massa naquela região e agora, a defesa civil do município precisa acompanhar as 138 residências daquela localidade”, explica o geólogo Guilherme Santos Peret.

“É importante definirmos as áreas de risco para que a resposta a desastres seja rápida e também para que sejam proibidas novas construções, loteamentos, escavações ou aterros nesses espaços”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas.

As informações levantadas pela CPRM serão disponibilizadas para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN (MCTI), para subsidiar a emissão de avisos e alertas meteorológicos; e para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD (MI), para a emissão de alertas às Defesas Civis estaduais e municipais, visando ações de prevenção e resposta frente aos desastres naturais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas